18 janeiro 2014

Livro: Um Estudo em Vermelho

Título: Um Estudo em Vermelho
Original: A Study in Scarlet
Autor: Arthur Conan Doyle
Tradutora: Maria Luiza Xavier de Almeida Borges
Editora: Zahar
Páginas: 230
Comprar: Fnac - Martins Fontes - Siciliano
Sinopse: Sherlock Holmes é o detetive mais famoso da história do gênero policial, com milhões de fãs por todo o mundo. Nesse romance, de 1887, o leitor se depara com a primeira aparição pública de Holmes, aos 27 anos, e o momento que conhece o dr. Watson, parceiro de tantas aventuras. Os dois decidem dividir um apartamento e Watson descobre que seu novo amigo tem uma ocupação pouco ortodoxa: é o único detetive consultor do mundo. Em pouco tempo, a dupla se vê envolvida numa história sinistra de vingança e assassinato. Watson, maravilhado com os processos de dedução e o desfecho do caso, resolve, com a anuência de Holmes, tornar públicas suas anotações para a felicidade dos leitores, há mais de um século. O livro inclui: mais de 250 notas, muitas baseadas em fontes recentemente descobertas; mais de 70 ilustrações originais; bibliografia selecionada sobre o universo dos romances de Sherlock Holmes.
Já há algum tempo me tornei uma fissurada em Sherlock Holmes. Assisti a filmes e séries e agora embarco também na literatura. Comecei por Um Estudo em Vermelho, o primeiro romance do detetive a ser publicado, no ano de 1887.

O Dr. John Watson acaba de retornar a Londres. Depois de ser ferido enquanto estava servindo no exército e adoecer, Watson precisou abandonar a vida de militar. Por intermédio de um velho conhecido, o doutor conhece o peculiar Sherlock Holmes, com quem decide dividir um apartamento. Ele vai descobrindo, pouco a pouco, com o passar das semanas, um pouco da personalidade do homem tão singular. Sherlock Holmes é o único detetive consultor do mundo e ajuda os detetives da Scotland Yard a desvendar crimes aparentemente insolúveis. Neste livro um assassinato foi cometido e os detetives Gregson e Lestrade não conseguiram extrair nada útil da cena do crime. Ao ser chamado, Holmes arrasta o colega de quarto consigo.

O gênero policial não é meu forte na literatura, mas até que gostei bastante da leitura. Um pequeno desconforto foi a linguagem usada, um dos motivos pelos quais não me interesso muito por literatura clássica. Escrito há 127 anos atrás, o livro trás uma linguagem antiga, com palavras que muitas vezes soam até engraçadas como "Ele só falava quando lhe dava na veneta". O cenário, também antigo, instiga nossa imaginação a voltar no tempo e reviver na mente a Era Vitoriana inglesa com suas roupas elegantes e carruagens.

Ver tudo acontecer pelos olhos de Watson é muito bom. A admiração que o doutor tem pelo detetive é incrível. A maioria se espanta e chega a ter um certo receio quando se trata de Holmes, mas Watson acha tudo fantástico. Claro que como todos ele percebe o quanto o detetive consultor é diferente e excêntrico, mas enxerga isso com olhos maravilhados.

O mistério em si é muito bom de se ler e impossível de tentar desvendar, mas no final Holmes faz tudo parecer extremamente simples. Sherlock é o mestre da dedução e desvenda tudo praticamente só observando. Ao analisar a cena do crime ele procura em cada canto, por mais improvável que pareça, e de lá descobre algo crucial para a investigação. E além de descobrir tudo (em tempo recorde), o próprio detetive captura o criminoso. Cavalheiros, eis aqui o seu assassino.

Achei interessante que o livro não mostra somente a investigação, mas também toda a história por trás dos assassinatos. Em um capítulo Holmes acaba de entregar o assassino aos detetives e de repente, no próximo começa uma história diferente, que descobrimos ser o motivo do assassino para cometer os crimes que cometeu.

Esta é uma edição especial comentada e ilustrada. Contém diversas notas e ilustrações praticamente em todas as páginas. Vou confessar que não li quase nada das notas. Era comentário de tudo quanto é coisa! Pra apelar um pouco pro drama: se Sherlock dava um espirro tinha uma nota explicando o porquê do espirro. Enfim, li só algumas que eram realmente interessantes. As ilustrações não são lá essas coisas, são aqueles desenhos que quando você bate o olho já sabe que é antigo, mas mesmo assim gostei. As folhas são papel pólen e a fonte usada é muito agradável para a leitura. Gostei bastante da capa. Apesar do desenho antigo esse vermelho ficou lindo.

Pra finalizar recomendo o livro a todos que gostam de um bom mistério e que querem começar a se aventurar no gênero policial. Não vão se arrepender.

Bom, é isso aí. Até mais! (:

Série Sherlock Holmes
Romances (4 livros)
1 - Um Estudo em Vermelho
2 - O Signo dos Quatro
3 - O Cão dos Baskerville
4 - O Vale do Medo

Contos (56 distribuídos em 5 livros)
1 - As Aventuras de Sherlock Holmes
2 - Memórias de Sherlock Holmes
3 - O Retorno de Sherlock Holmes
4 - O Último Adeus de Sherlock Holmes
5 - Os Arquivos de Sherlock Holmes


0 comentários:

Postar um comentário