02 janeiro 2014

Tutorial: faça o diário de River Song



Olá, pessoal! Há alguns dias eu postei no Facebook fotos da réplica do diário da River Song (personagem da série Doctor Who) que eu fiz. Muita gente pediu pra eu fazer um tutorial, então resolvi fazer. Eu mesma segui um tutorial que achei por aí na internet, mas fiz umas mudanças, então vou mostrar pra vocês como eu fiz. Abaixo vocês podem conferir uma foto do diário original.



Tentei fazer o mais parecido possível e ao final de tudo ficou assim:


Gostou? Quer aprender a fazer? Então allons-y!
Os materiais que você vai precisar são:
1 caderno brochura de 96 folhas (não precisa necessariamente ser azul, depois vamos pintar)
1 folha de papel color-set azul
1 pedaço de tecido (pode ser TNT) de aproximadamente 17cm x 13,5 cm (também não importa a cor)
1 pedaço de papel de seda branco de aproximadamente 37cm x 47cm
2 capas de um caderno de capa dura (ou papelão)
1 pote de tinta guache azul
1 pote de tinta guache preta
tesoura, estilete, pincéis, cola

1 - Para começar imprima 2 cópias (uma para capa e outra para contra capa) do molde do relevo que você pode baixar aqui. Já coloquei na medida certinha para o tamanho deste caderno que vamos usar, então é só imprimir. Depois cole o molde nas capas de caderno (ou papelão). Eu prefiro as capas de caderno, que deixam a capa mais dura.


2 - Espere secar direitinho e recorte. As partes brancas são as que serão coladas no caderno para fazer o relevo. As partes pretas representam os vãos entre os relevos e podem ser descartadas. Na hora de recortar os quadrados não tem problema se cortar como na foto abaixo. Depois que colarmos no caderno ficar certinho.



3 - Para trabalhar na capa será preciso retirar as folhas do caderno. Use o estilete, mas cuidado para não cortar a costura.



4 - Se quiser, você pode lixar as beiradinhas dos recortes para acertar uns 'fiapinhos' que ficam.


5 - Feito isso podemos começar a colar as nossas 'pecinhas' da TARDIS no caderno. Vá colando tomando o cuidado de deixar o espaço entre elas. Depois de tudo colado ficará assim:


6 - Depois que terminar de colar coloque peso por cima da capa para garantir que vai colar tudo direitinho. Eu usei alguns livros. Se for usar também tome o cuidado de colocar uma revista ou outra coisa que não seja importante antes dos livros, pra garantir que o que fique por baixo não vai, acidentalmente, sair manchado de cola.


7 - Pegue o papel de seda e amasse até formar uma bolinha. Pode amassar sem dó mesmo.


8 - Desamasse a bolinha, com cuidado para não rasgar. Vamos usar esse papel para criar uma textura na capa do caderno. Em um copo faça uma mistura meio a meio de cola e água. Cuidado para não colocar muita água!



9 - Com a ajuda de um pincel vá espalhando a cola na capa e colando o papel aos poucos. Use um palito para acomodar o papel nas partes fundas. As partes do papel que ficaram para fora, dobre e cole na parte de dentro da capa, como se estivesse encapando mesmo. Ao terminar, deixe secar.





10 - Depois de bem seco podemos começar a pintar. Use um pincel maior para facilitar o trabalho. Pinte toda a capa com a tinta azul. Pinte a parte do papel seda que colou por dentro também.


11 - Deixe secar e depois passe mais uma camada de tinta.


12 - Depois que estiver bem sequinho vamos fazer sombras nas partes fundas. Para isso misture um pouco de tinta preta com água. Pode diluir bastante a tinta, pois queremos um efeito bem suave. Pegue um pincel mais fino e molhe-o na tinta (não encharque o pincel demais) e vá passando nos vãos da capa, suavemente. Depois, deixe secar.



13 - Isso aí! A capa está pronta! Agora é só colar as folhas de volta no lugar. Para isso pegue o pedaço de tecido (ou TNT) e cole no bloco de folhas, como mostra a foto abaixo. Deixe secar.


13.1 - No meu diário, adicionei um detalhezinho que não existe no da River: coloquei uma fitinha de cetim vermelha, daquelas usadas como marcador. Se quiser colocar também, agora é a hora! Cole a ponta da fitinha no bloco de folhas como na foto abaixo.


14 - Depois que estiver seco, cole o bloco de folhas na capa. Cole todo o tecido e coloque um peso por cima para secar.



15 - Quase pronto! Agora só falta o acabamento final. Corte 2 pedaços do papel color-set no tamanho de 28cm x 20,5cm. Dobre os pedaços ao meio. Metade será colada na capa, para tampar a beirada e a outra metade fica solta, como se fosse uma segunda capa. Faça isso no começo e no fim do diário. Novamente, coloque peso sobre o caderno para secar.



16 - Pronto! Seu diário está prontinho para encher de spoilers! :D


Bom, é isso aí! Espero que tenham gostado. Quem fizer me mande fotos pra eu ver como ficou (:

E agora uma boa notícia pra vocês: em parceria com a página Lina, a adolescente, o Blog da Zoey vai sortear esse diário que fiz nesse tutorial! \o/

Para participar do sorteio clique aqui.

Boa sorte e até mais, sweeties!


10 comentários:

  1. Nossah, adorei, mto facil de fazer :3 puts, obg :3

    ResponderExcluir
  2. muito legal *---*
    vou fazer um :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Muito Obrigada, Não Achei um Tutorial em nenhum outro Lugar *---* Vlw

    ResponderExcluir
  4. Oi oi Zoey. Tudo bem? Então, como dica, podias acrescentar o uso de verniz transparente em cima da tinta azul da capa, depois de seca. Provavelmente iria dar um acabamento muito legal ;) Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Caraca, muito fácil de fazer! Eu adorei, vou tentar fazer e assim que der te mando as fotos! *---*

    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pôxa, que trabalhão!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que lindo. Eu simplesmente amei o tutorial. Bem, eu nao levo muito jeito com trabalhos manuais, mas acho que vou tentar fazer um pra mim :D. Estava pensando que existem uns caderninhos tipo esse brochura, mas que tem mais folhas, o dobro ou mais. Acho que se o usa-se ia ficar mais legal pq eu ficar mais parecido por causa do numero de páginas. Bem, não sei, vamos tentar né? Nhya tenho que dizer tbm que babei nos seus livros. Eu li Cidade dos Ossos e achei a saga bem bacana, pretendo continua-la pq fiquei bem curiosa pra saber mais sobre o mundo das sombras. Dezesseis Luas eu nunca tive muito interesse de ler, mas quem sabe um dia. E aaaaah A Hospedeira, amo esse livro Peg aquela maravilhosa.... Pena que mei que estragaram o filme. Bem, eu amei demais o tutorial. É super legal ver um blog que fala de Doctor Who de um jeito tão carinhoso como o seu. Tudo de bom pra vc :D

    Byeni \o

    ResponderExcluir
  8. ficou otimo mais você podia ter usado um de 192 folhas mais ficol muito bom seu trabalho

    ResponderExcluir
  9. amei, mt perfeito. vou presentear uma amiga que eh louca por doctor who
    blog: http://cholandaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom e prático, com certeza vou fazer, já até comprei as coisas.

    ResponderExcluir