23 janeiro 2014

Série de tv: Elementary

Nome: Elementary
No Brasil: Elementary
Gênero: drama / crime
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 42 min.
Criador: Robert Doherty
País: EUA
Status: Em andamento
Número de temporadas: 2 (2012-presente)
Número de episódios: 37
Spin-offs: não
Elenco: Jonny Lee Miller, Lucy Liu, Aidan Quinn, Jon Michael Hill.
Sinopse: A trama se passa nos dias modernos onde a dupla Holmes e Watson busca solucionar os crimes mais impossíveis do DP de Polícia de Nova York usando técnicas de deduções. Seguindo sua derrota em Londres e o tempo que passou na reabilitação, o excêntrico Sherlock escapa para Manhattan, quando seu rico pai o força a viver com seu pior pesadelo, uma acompanhante de sobriedade, a Dra. Watson. Antes uma cirurgiã bem sucedida, ela perdeu sua licença junto com um paciente. Agora vê seu novo trabalho como uma nova oportunidade de ajudar pessoas assim como a forma de pagar uma penitência. No entanto, o incansável Sherlock não é nada como seus antigos clientes, ele a informa que nenhum de seus conselhos pode ser aplicados a ele, que desenvolveu seu próprio regime pós-reabilitação resumir seu trabalho como um detetive consultor na cidade de Nova York.
Sim, vou falar de Sherlock Holmes novamente, porque Sherlock Holmes nunca é demais.


Em Elementary Sherlock Holmes é um viciado em drogas que acabou de sair da reabilitação na cidade de Nova York e está trabalhando como detetive consultor para o Departamento de Polícia. Para ajudar Sherlock a se adptar na vida pós-reabilitação, seu rico e sempre ausente pai contrata uma acompanhante de sobriedade. A Dra. Joan Watson é uma ex-cirurgiã que perdeu sua licença médica por causa de uma cirurgia que causou a morte do paciente. Depois do incidente começou a trabalhar como acompanhante de sobriedade e Sherlock é o cliente mais peculiar com o qual já se deparou.

Então, Watson é uma mulher... Fiquei um pouco receosa por causa disso antes de começar a assistir, mas Lucy Liu se deu muito bem como Watson. Ela é uma médica como o original, mas ao contrário dele ela não serviu no exército, o que deixa a história dela um pouco menos traumática. O que era para ser somente mais 6 semanas com um novo cliente acaba se transformando em uma troca de carreira e uma nova amizade. Ao acompanhar Sherlock em suas investigações, Joan acaba se interessando e se identificando com a profissão e também se afeiçoando ao excêntrico detetive. Outra coisa que vale a pena mencionar sobre a Joan é seu ótimo bom gosto para roupas. Ela usa e abusa de vestidos, saias e meia-calça e aparece muito usando uma boina que eu simplesmente amo.



Jonny deu a Sherlock além de um novo rosto, uma personalidade mais humana. Mesmo com sua maneira rude e sem educação, ele acaba se importando com as pessoas, não somente com a Joan. Como em todas as outras versões ele parece ter um super cérebro que percebe o que ninguém mais consegue perceber. Além de ter aquelas manias loucas como organizar cadeados por diversos tipos de ordem e saber todos os tipos de cinza de tabaco. Agora vamos às diferenças mais gritantes: 1 - Sherlock tem o corpo todo tatuado; 2 - Ele é um filhinho de papai (por falta de expressão melhor). Quando vi todas aquelas tatuagens no corpo dele fiquei, tipo, WTF? Não faz o menor sentido e por mais que eu ache legais suas tatuagens ainda não acho que combine com o personagem. Sherlock é um adulto maduro ou nem tanto e super inteligente que seria perfeitamente capaz de se sustentar, mas não, o papai rico cuida disso. Hello! Desde quando Sherlock Holmes precisa de alguém cuidando dele? Bom, só a Watson... Mas mesmo com essas mudanças eu gostei demais do personagem.


Ação não é muito presente na série. Sim, temos algumas cenas e sabemos que Sherlock é bem treinado em defesa pessoal, mas isso não é tão abordado. Espero que no futuro Joan tenha mais cenas de luta, porque até agora foi só uma e muito curta. Não há muita violência presente também. Realmente o mistério prevalece na série. Se não tem ação romance tem menos ainda. O máximo que conseguimos é a história de Holmes e Irene Adler. Mas eu torço desesperadamente, shippo com todo o meu coração e espero que Sherlock e Joan tenham sim um envolvimento romântico. Vamos lá, pessoal! Sei que Sherlock e Watson são um dos maiores exemplos de amizade, mas não custa nada elevar a relação dessa vez, não é? Senão pelo menos um beijo tem que ter. Se não tenho Johnlock o suficiente em Sherlock por favor que tenha em Elementary. Ok, shipper feels over now!


Os casos são inéditos, não baseados no cânone de Arthur Conan Doyle. Também não se passam em Londres e sim em Nova York, mas Sherlock é sim britânico e antes dava consultoria à Scotland Yard em Londres. A primeira temporada não teve uma trama muito grande, foram mais casos isolados mesmo e pelo jeito que a segunda vai indo acho que será a mesma coisa. Outros personagens fixos na série além de Holmes e Watson são o Capitão Gregson e o Detetive Bell (único que não existe originalmente), que lutam para aguentar Holmes e seus métodos investigativos singulares.

Recomendo demais para quem é fã de Sherlock Holmes e quem gosta de séries investigativas. E se estiver procurando por uma pequena dose de humor, essa também é a série pra você. É impossível não se divertir com Sherlock atormentando todos ao seu redor.

E aqui eu finalizo esse post. Não vou fazer comparações com Sherlock porque senão vira bagunça e vou escrever além da conta. Comentem o que acharam, se assistem ou pretendem assistir. Logo aqui embaixo vocês podem conferir o trailer da série.

Até mais! (:


0 comentários:

Postar um comentário