08 janeiro 2014

Filme: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Nome: O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Original: The Hobbit: An Unexpected Journey
Direção: Peter Jackson
Duração: 2h45min
Ano: 2012
País: EUA / Nova Zelândia
Gênero: fantasia / aventura
Classificação: 12 anos
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Dean O'Gorman, Aidan Turner, Ken Stott, Graham McTavish
Sinopse: Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no Condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.
Uma saga que nunca animei a ler e assistir é O Senhor dos Anéis e seus derivados. Não sei exatamente porquê, nas nunca me interessei por ela. Aí vocês perguntam: então por que foi assistir O Hobbit, que é prequel de O Senhor dos Anéis? Muito simples a resposta: Martin Freeman. Quem acompanha o blog sabe que sou louca pela série de TV Sherlock, da qual Martin Freeman (que interpreta o Bilbo) faz parte. Então esse foi o único motivo que me levou a assistir ao filme. Foi bem cansativo, mas consegui terminar de ver sem dormir.

Bilbo é um hobbit e vive uma vida tranquila no Condado. Um dia o mago Gandalf aparece na sua porta convidando-o para uma aventura. Bilbo recusa imediatamente, mas o mago tem seus meios de persuasão. Finalmente o hobbit decide se juntar ao mago e parte para ajudar os anões a tomar de volta o seu lar. O reino de Erebor foi tomado dos anões há muito tempo pelo dragão Smaug e agora, guiados por uma profecia, os anões vão tentar retomá-lo.

Com direito a elfos, trolls, anões, magos e mais um tanto de criaturas estranhas, este filme é uma aventura e tanto, mas eu esperava mais da parte de Bilbo, que ele se destacasse mais, já que o título do filme é O Hobbit. Ele ficou meio que esquecido, não sei. Mas pode ter sido somente impressão minha também.

Foi bem estranho ver o Martin como um hobbit com aqueles pés enormes (para as proporções de um hobbit) e peludos e o jeito engraçado de andar. Foi divertido, mas confesso que no começo não consegui levar ele muito a sério desse jeito. E aquela cabeleira grande também não ajudou muito.

Nunca na minha vida tinha visto uma anão bonito. Em todo filme que vemos por aí eles são baixinhos (óbvio), barbudos, com orelhas e narizes grandes. Em O Hobbit conheci o anão mais lindo de todos os tempos: Kili. Ele não é nada parecido com o que se entende por anão. Quem nunca assistiu ao filme, por favor veja essa imagem aqui e me fale se você diria que isso é um anão. Imagino que não, não é? Eu não diria mesmo. O príncipe Thorin também não tem muita cara de anão. Vocês podem conferir uma imagem dele aqui. Os elfos eu adorei e não vejo a hora de assistir ao próximo filme para ver o Legolas em ação.

Como nunca assisti a O Senhor dos Anéis, não conhecia a tão famosa criatura Gollum. Bom, claro que eu já tinha ouvido falar e visto fotos e tal, mas nunca tinha visto uma cena dele. É engraçado e assustador ao mesmo tempo. Eu não sabia se ria, se ficava com nojo ou pena.

Os efeitos especiais estão aceitáveis. Nada extraordinário, mas me agradaram. No geral, gostei da história e das lutas (adoro lutas com espadas, arco e flecha e afins), mas nas partes mais paradas quase dormi. Mas também estava tarde e eu estava cansada. Espero que no próximo filme Bilbo entre mais em ação e use mais sua recém adquirida espada.

O final foi feito já com gancho para uma continuação (que já estreou nos cinemas em dezembro). Não é muito comum vermos filmes terminarem com cliffhanger*, mas como O Hobbit já tinha a franquia toda garantida, valeu muito o final.

Não vejo a hora de assistir ao próximo filme para ouvir Benedict Cumberbatch dando voz ao dragão Smaug. Como já mencionei antes, a aparição do lindo e maravilhoso elfo Legolas também está me animando. Queria ir ao cinema, mas fiquei enrolando e já saiu de cartaz. Enfim, assim que tiver oportunidade assistirei.

Recomendo muito o filme para quem é fã de aventuras épicas e fantasia. E claro para os fãs de O Senhor dos Anéis, apesar de que pra esses não preciso nem indicar, eles com certeza já leram e assistiram. Bom, é isso aí pessoal! Deixo vocês com o trailer do filme.

Até mais! (:



* Cliffhanger é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. (Fonte: Wikipedia PT)

5 comentários:

  1. Vi muita gente falando que quase dormiu no filme, e nunca me interessei para ver ou ler também..

    ResponderExcluir
  2. Saca esse trailer honesto: http://www.youtube.com/watch?v=9H4kD9lPm9E

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Até hoje não assisti O Hobbit mas não vejo a hora de conferir o filme. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu dormi no cinema, mas nem foi porque é ruim. Não tinha lido o livro nessa época, não sabia NADA sobre O Hobbit ou O Senhor dos Anéis, e, já que dormi durante 90% do filme ( :/ ), não entendi nada. Terminei de ler o livro há algumas semanas, e me surpreendi. É incrível, sério, me envolvi muito com a história. Chorei muito no final, principalmente com a morte de (SPOILER) Thorin, que eu nem gostava tanto assim. Depois de ler o livro vi o filme com outros olhos, e achei perfeito <3 Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada pelo Senhor dos Anéis (os filmes, nunca li os livros.) e fiquei super empolgada quando O Hobbit foi lançado. Não consegui ver no cinema e agora eu agradeço por isso, porque eu achei o filme um pouco longo demais e não foi tão atraente quando LOTR, acabei que demorei dois dias pra assistir inteiro. Mas, fora isso, achei muito bom. Preciso ver o segundo logo.

    http://carolinemedisse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir