28 outubro 2013

Livro: No Limiar da Escuridão

Título: No Limiar da Escuridão (Midnighters #2)
Original: Touching Darkness
Autor: Scott Westerfeld
Tradutora: Maria Luiza Newlands
Editora: iD
Páginas: 402
Comprar: Siciliano - Saraiva
Sinopse: Jess finalmente conseguiu organizar suas coisas após a mudança para Bixby, e, aparentemente, a ameaça dos darklings está sobre controle. Entretanto, algo parece estar fora do lugar: enquanto os cinco midnighters procuram por pistas que revelem a origem de seus poderes e a existência de outros como eles, uma grande emboscada está sendo armada contra o grupo – e, desta vez, não há apenas criaturas rastejantes a temer.
Segundo livro da série Midnighters, No Limiar da Escuridão me surpreendeu bastante. Já fazia muito tempo que havia lido o primeiro livro da série. Muito tempo mesmo. Acho que mais de um ano. Demorei assim pra comprar o segundo porque os preços dos livros da editora iD são uma facada no coração. Aí toda vez que ia comprar ficava com dó. Mas dessa comprei mesmo e foi ótimo. Tinha me esquecido do quanto a história era incrível.

Scott Westerfeld criou um mundo completamente novo. Um mundo onde o dia tem 25 horas para umas poucas pessoas. Só isso já deixa a série no mínimo intrigante. O livro um é, basicamente, sobre apresentar o leitor à hora secreta: à meia-noite tudo congela, o tempo para por uma hora, mas certas pessoas não são congeladas. Esses são os midnighters. Mas a hora secreta não é uma coisa linda e maravilhosa. Ela tem seus perigos: os darklings, criaturas que adoram devorar midnighters. Depois de ler o livro um fiquei encantada. A série não é um Harry Potter ou Percy Jackson, mas é muito cativante.

Após descobrir seu poder na hora secreta e espantar os darklings, Jessica finalmente se adapta à vida em Bixby. Até mesmo a meia-noite não é mais aterrorizante, mas um momento que ela espera ansiosa. Mas, infelizmente, nem tudo está tão calmo como parece. Novos perigos vão fazer com que os cinco midnighters tenham de se empenhar para descobrir mistérios e trabalhar em equipe para poder sobreviver.

Os perigos ficaram ainda maiores para Rex, Melissa, Dess, Jessica e Jonathan. Além de lidar com os darklings na hora secreta terão que enfrentar uma ameaça também no tempo normal. Apesar de estarem ligados pela meia-noite, os cinco adolescente não são lá muito próximos. Assim, cada personagem tem uma pequena trama pra si só, seus segredinhos, o que achei muito legal. Dá uma perspectiva melhor ao leitor, fazendo com que a história toda seja compreendida mais facilmente.

Nesse segundo livro mais história é introduzida à mitologia da hora secreta. Com um mistério no ar a história vai deixando o leitor cada vez mais curioso sobre o que vai acontecer. É bastante difícil até mesmo formar uma teoria sobre os acontecimentos, já que é tudo tão inédito. O autor realmente criou algo fora do comum e que deu muito certo.

Todos os personagens tiveram uma participação maior nesse livro e muitos evoluíram bastante. Não ia muito com a  cara do Rex e da Melissa, mas até que gostei bastante deles nesse livro. A Dess foi incrível, como no primeiro. É minha personagem preferida. E sinceramente, não vejo muita graça na Jessica e no Jonathan.

Confesso que fiquei um pouco "boiando" em algumas partes, mas acho que era, em parte, porque fazia tempo que havia lido o primeiro livro e tinha esquecido um pouco da história e tal. Mas todas essas partes "complicadas" acabam fazendo sentido uma hora ou outra.

O livro é narrado em terceira pessoa variando do ponto de vista de todos os personagens. Os capítulos não são nem muito grandes nem muito pequenos. A narração é fluida desenvolvendo a história rapidamente, sem ficar dando rodeios. Percebi alguns errinhos. Por exemplo, em algumas partes onde era claramente o pronome "ele", estava "ela". Um ou dois nomes trocados também apareceram ao longo do livro. Fora isso a diagramação está ótima. A capa não é das minhas preferidas, mas gosto bastante da cor.

Enfim, recomendo muito essa série pra quem gosta de ação e aventura e quer conhecer algo diferente. É realmente diferente das modinhas que rolam por aí (mas nada contra as modinhas, eu mesma curto muitas delas). Se quiser conhecer mais sobre o autor clique aqui. E é isso aí!

Até mais!

Trilogia Midnighters
1 - A Hora Secreta
2 - No Limiar da Escuridão
3 - Blue Noon (ainda não lançado no Brasil)

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar dessa série. Parece ser bem legal!
    Beijos, Zoe!

    ResponderExcluir
  2. Oi Zoey. Me pareceu um pouco com uma série sobre zumbis e detesto séries de zumbis, mas eu fiquei com vontade de ler esta série pela forma que é escrita, cada personagem com sua história, não todos juntos o tempo todo, sendo assim quero acompanhar a tragetória dos 5 adolescentes :)
    Beijos

    ResponderExcluir