09 setembro 2013

Decepções literárias

Olá, pessoal! Foram bem de feriado? Hoje resolvi fazer um post falando um pouquinho das minhas decepções literárias. Acho que já aconteceu pelo menos uma vez com todo mundo de estar animado pra ler um livro e acaba não sendo nada daquilo que esperava. Confiram abaixo minhas decepções.
Resposta Certa
de David Nicholls
O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais... 

Fiquei bastante empolgada com o livro porque a sinopse era legal e eu já tinha lido Um dia, do mesmo autor, e imaginei que esse seria bom também. Me enganei redondamente. A história não tem graça nenhuma e o cara só fica pensando na tal Alice o livro todo. Não curti.
Oksa Pollock e o mundo invisível
de Anne Plichota e Cendrine Wolf
A jovem Oksa Pollock, de 13 anos, era uma estudante que acreditava ser igual a todos os outros. Em certo momento, aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caixas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais. Confusa e aterrorizada, evita comentar esses fatos com outras pessoas. Estes estranhos acontecimentos vêm acompanhados do aparecimento de uma misteriosa marca em sua barriga. Muito assustada, Oksa conta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo de suas origens: a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em algum lugar na Terra. Oksa descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem. Diante das novidades e da missão para a qual foi escolhida, Oksa não será mais a mesma. Mesmo com a ajuda de seu melhor amigo, Gus, descobre o quanto é difícil conciliar a vida escolar normal e cumprir o seu destino. Neste primeiro volume da série de sucesso na França, Oksa Pollock e o mundo invisível apresenta uma narrativa dotada de fantasia e das contradições vividas por uma jovem que descobre subitamente uma realidade que jamais havia imaginado.
É o primeiro livro de uma trilogia e nem estava planejando ler, mas estava sendo bastante comentado e ganhei em uma promoção. A ideia da história até que é boa, mas a forma como foi desenvolvida não me convenceu. E a narração é bem entediante.
Túneis
de Roderick Gordon e Brian Williams
Will é um garoto de 14 anos cuja única afinidade com seu excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. Ele passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas, fugir da pressão da escola e da mesmice da família. Um dia, seu pai desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia, e o garoto começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai.

Li resenha do livro em um dos meus blogs preferidos, o Cultivando a Leitura. A Yasmin deu 4 estrelas para o livro e como costumo gostar dos livros os quais ela dá uma nota boa, resolvi ler. Um garoto numa civilização subterrânea: legal, nunca li nada assim. Mas não, não gostei. Até tem um mistério que deixaum pouco de curiosidade e tal, mas não foi o suficiente pra me fazer querer continuar a ler a série.

Todos os três livros tive dificuldade pra ler. A história não conseguia me prender por mais do que alguns minutos. Enfim, acho que pela quantidade que leio minhas decepções são até poucas.

E vocês, quais são suas decepções literárias? Contem nos comentários!

Até mais! (:

5 comentários:

  1. Poxa, horrivel ter tanta expectativa por um livro e se decepcionar.
    Já aconteceu comigo de eu achar que ia me decepcionar, mas ir até o fim e acabar gostando.
    bjs

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa,esstou a eras querendo ler esse Tuneis!Bom,um dia irei ler pra tirar minhas próprias conclusões.

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Desses que você citou só li Resposta Certa e também me decepcionei bastante, esperava muito mais da obra, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho sorte, nunca tive decepções literárias , até agora *-*

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse Resposta Certa muita gente comentou que se decepcionou também ... Gostei tanto de Um Dia que fiquei até meio chateada do autor ter vacilado nesse livro , mas enfim não li e não sei.

    Esse da menina na capa eu vi algumas blogueiras mostrarem ele em vídeo , mas pra mim todas tinham gostado ... Narrativa entendiante é de matar , você fica arrastada no livro , um saco.

    Esse último nunca tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir