11 setembro 2013

Livro: E se fosse verdade...

Título: E se fosse verdade...
Autor: Marc Levy
Tradutor: Jorge Bastos
Editora: Suma de Letras
Páginas: 232
Comprar: Americanas - Fnac - Siciliano - Submarino
Sinopse: Lauren é uma jovem médica com muito potencial: faz residência no San Francisco Memorial Hospital, na Califórnia. Porém, sua carreira promissora é interrompida quando ela é vítima de um grave acidente de carro e fica em estado de coma. Com morte cerebral confirmada, ela acorda e descobre que está fora de seu corpo – incomunicável como um fantasma. De forma misteriosa, Lauren consegue ser vista apenas pelo solitário Arthur, o novo inquilino de seu apartamento. Cético, ele leva algum tempo para acreditar na história da invasora, mas logo o sentimento entre os dois se torna algo a mais. Sem esperanças, os médicos e a família da jovem decidem fazer a eutanásia. Agora, o casal terá que lutar para salvar o corpo de Lauren, e descobrir alguma forma de reuni-lo com sua consciência. Grande sucesso de vendas, a inusitada história de amor foi publicada originalmente em 1999. Seus direitos para o cinema foram comprados por Steven Spielberg e a adaptação homônima, estrelada por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo, lançada em 2005, foi também sucesso de público e crítica.
E se fosse verdade... é um dos meus filmes preferidos. Não sabia que havia o livro até a Suma de Letras anunciar o lançamento da nova edição em julho deste ano. Claro que fiquei louca pra ler e assim que deu eu comprei.

Lauren sofreu um grave acidente de carro e está em coma há seis meses no hospital onde trabalha. Incrivelmente ela conseguiu acordar, mas sem seu corpo, como uma espécie de fantasma. Ninguém consegue vê-la e escutá-la até que ela conhece Arthur, um arquiteto que agora vive em seu antigo apartamento. Descrente, Arthur demora um pouco para acreditar nessa história maluca, mas quando acredita fica decidido a ajudar Lauren.

É meio estranha a determinação de Arthur para ajudar Lauren. Ele deixa tudo e se dedica inteiramente a pesquisar, pesquisar e pesquisar para encontrar uma solução para essa estranha mulher que acaba de conhecer. É difícil encontrar alguém disposto a fazer um pequeno favor, quanto mais deixar o emprego e tudo de lado para buscar o impossível desconhecido.

Nota-se a química do casal já bem no início, quando se conhecem. De uma maneira bem humorada, Lauren e Arthur logo acabam ficando à vontade um com o outro. Apesar da reserva de Arthur, que guarda muitas lembranças tristes do passado, eles acabam se conectando. O romance em si não é desenvolvido do nada. A relação de Lauren e Arthur vai sendo construída aos poucos e eles não ficam o tempo todo ligados no problema dela, mas conversando e se conhecendo. Em meio a muitas falas filosóficas sobre amor e felicidade, os dois se dão muito bem.

Um personagem secundário, mas que merece um certo destaque é Paul, o amigo de Arthur que, mesmo achando que o amigo está maluco, acaba o ajudando em sua 'missão'. Ri demais com algumas falas dele e esse humor é perfeito para tirar um pouco a melancolia do livro.

Narração fluida e em terceira pessoa que não cansa de ler por muito tempo. Algumas pequenas partes me pareceram desnecessárias, não acrescentando nada à história. Os capítulos não são grandes, o que eu prefiro. Folhas amarelas e fonte agradável aos olhos. Adorei a capa! Recomendo bastante pra quem gosta de um bom romance.

Bom, é isso!

Até mais! (:


4 comentários:

  1. Esse também é um dos meus filmes preferidos. Eu até sabia há um tempo que era baseado em um livro, mas agora que a Suma relançou ficou bem melhor e mais acessível, já que a edição anterior é mais antiga e difícil de encontrar. Pena que o livro é muito diferente do filme e eu li algumas resenhas bem negativas, mas ainda assim quero muito ler, sobretudo agora que li sua resenha. ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bem diferente, mas tanto o filme quanto o livro são muito bons.

      Excluir
  2. Ai, não sei se já comentei, mas AMO esse filme!
    Não sabia que era baseado em um livro, mas agora, que ando vendo algumas resenhas sobre, parece-me que ele é bem diferente do filme né?

    De qualquer forma, pretendo lê-lo algum dia, mesmo ja tendo a história na cabeça de tanta seção de tarde haha ;)

    Beijos

    Mari.

    http://www.quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O filme é uma graça , eu gostei bastante! Tem o lindo do Mark Ruffalo então fica difícil não gostar :P

    É bem engraçado no filme a Reese dando aqueles ataques tipo "a casa é minha sai fora!" , mas mesmo no filme dá pra perceber as barreiras dos dois se quebrando e eles aos poucos se apaixonando um pelo outro , lindíssimo de se ver.

    No filme me deu um aperto no final e eu fiquei "OLHA O MARK TRISTINHO PORQUE ELA NÃO LEMBROU AI MEU DEUS MARK MEU AMOR NÃO FIQUE ASSIM" hahaha

    Mas o livro tem cara de ser bem bacana como uma leitura tranquila depois de livros turbulentos ... Quase comprei na Bienal no estande da Suma , mas preferi comprar "@mor" e "Emmi & Leo" , mas mais pra frente com certeza lerei.

    ResponderExcluir