20 agosto 2013

Livro: Ladrão de Olhos

Título: Ladrão de Olhos - As Aventuras de Peter Nimble
Original: Peter Nimble and his fantastic eyes: a story
Autor: Jonathan Auxier
Tradutora: Alice Klesck
Editora: Leya
Páginas: 424
Comprar: Submarino - Fnac - Siciliano
Sinopse: Um pequeno órfão cego que rouba para sobreviver nas ruas de Londres pode se tornar um herói? [...] para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões. O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu? O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu! 
Esse não era um livro que eu estava morrendo de vontade de ler, mas comprei porque estava muitíssimo barato. É um infanto-juvenil, então já tinha mais ou menos ideia do ritmo que o livro teria.

Peter Nimble é um órfão cego. Desde sempre vive roubando para sobreviver. Ele trabalha para o sr. Seamus, um homem horrível que o trata muito mal. Em um dia de 'trabalho' Peter conhece um estranho viajante e fica curiosíssimo pra saber o que o misterioso homem carrega em sua carruagem. Usando suas habilidades, o garoto rouba uma caixa que contém, para seu espanto, 3 pares de olhos. Ao experimentar um dos pares, Peter é transportado para um outro mundo, onde um povo oprimido espera para ser salvo. Ao chegar nesse outro mundo Peter conhece Sir Tode, um cavaleiro, com quem acaba fazendo amizade. Junto com seu recente amigo, Peter parte em busca do Reino Desaparecido. O garoto sabe que sua jornada será difícil, mas abraça o desafio bravamente.

São várias aventuras e perigos pelos quais Peter e Sir Tode passam, mas, se mantendo unidos, sempre conseguem achar uma saída para seus problemas. Apesar desse universo ser cheio de fantasia como animais falantes, olhos mágicos e um reino amaldiçoado, Peter sempre se atenta à razão e procura sempre uma explicação lógica para as coisas que acontecem, ao contrário dos outros ingênuos personagens que atribuem tudo à magia perversa do tirano governante. Achei isso muito interessante. Antes pensei que sendo uma criança, o garoto aceitaria a magia sem contestar, então isso me surpreendeu um pouco.

Não gostei muito do fato de o garoto ser um ladrão ser considerado uma coisa boa. Apesar de suas habilidades terem sido essenciais para o desenrolar da trama, roubar não é uma coisa boa. Tá legal, ele é uma criança, tem coração puro, blá, blá, blá. Mesmo assim, a 'arte' de roubar foi engrandecida demais para o meu gosto, principalmente se tratando de um livro mais voltado para o público infantil.

A capa é muito fofa e a edição do livro em si está ótima. Cada começo capítulo tem um desenho (coisa que eu adoro). Só o que não facilitou muito a leitura foi a cor das páginas: elas são acinzentadas. Quando ia ler a noite eu acabava ficando com sono por causa da cor escura, haha. Apesar disso, essa cor de página conferiu um ar diferente ao livro e eu até gostei.

Enfim, recheado de cenas de ação, esse livro é uma aventura e tanto. Mesmo sendo um infanto juvenil e bem previsível às vezes, é legal de se ler. Recomendo bastante para quem procura um livro leve, com uma trama bem escrita e descontraída para passar o tempo.

Até mais! (:


2 comentários:

  1. Eu ja tinha houvido falar desse livro, mas nunca me importei de ler Porém a sua resenha despertou uma curiosidade para lê-lo o mais rápido possível. Ótima resenha!

    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O título até que chamou minha atenção, mas não gostei muito do assunto no começo, mas depois de prestar mais atenção vi que é um bom livro e vale a pena ser lido.

    ResponderExcluir