22 agosto 2013

Filme: Percy Jackson e o Mar de Monstros

Nome: Percy Jackson e o Mar de Monstros
Original: Percy Jackson: Sea of Monsters
Direção: Thor Freudenthal
Duração: 1h46min
Ano: 2013
País: EUA
Gênero: fantasia, aventura
Classificação: 10 anos
Elenco: Logan Lerman, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario, Jake Abel, Douglas Smith, Leven Rambin.
Sinopse: Percy Jackson e o Mar de Monstros acompanha as novas aventuras de Percy (Logan Lerman) e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles. Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
Baseado na obra de Rick Riordan e um dos filmes mais esperados do ano, Percy Jackson e o mar de mosntros com menos de uma semana em cartaz nos cinemas brasileiros já deu o que falar. Falar mal principalmente. Antes de assistir ao filme vi muita gente falando que era horrível, então já fui para o cinema com as expectativas lá embaixo.


O único lugar seguro no mundo para os semideuses está ameaçado. A árvore de Thalia, que fornece uma barreira mágica contra monstros, foi envenenada. A única coisa capaz de curá-la é o Velocino de Ouro, que fica em uma ilha no meio do Mar de Monstros, conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas. Uma 'equipe' do acampamento é escolhida para ir em busca do Velocino. Sabendo que Luke, filho de Hermes, também está disposto a pegar o Velocino para algum plano maligno, Percy e seus amigos também saem em missão mesmo não sendo os escolhidos para a missão. A história abordada no filmes é essa, basicamente. Agora vamos às críticas.

Ouvi falar que os efeitos especias eram ruins, mas eu discordo. Achei o filme muito bem produzido, com efeitos muito bons. Principalmente o olho do Tyson, apesar de não ser a cor certa (originalmente castanho). E eu imaginava um pouco maior. Gostei bastante também do hipocampo com quem Percy, Annabeth e Tyson pegam uma carona. Achei ele lindo.



Gostei demais da espada do Percy. Apesar de no poster ela aparece enorme, no filme ela ficou pequena demais para o meu gosto, mas mesmo assim está mais bonitinha que em O ladão de raios.



Apesar das inúmeras distorções da história original, o filme até que é bom. Claro que passei raiva pra caramba com algumas mudanças, mas se for pra assistir sem comparar com o livro, a história ficou aceitável, os efeitos estão bons e os atores interpretaram seus personagens muito bem. As cenas de ação são boas e o Percy luta muito bem, gostei de ver. Principalmente nas cenas em que usa seus poderes de filho do deus do mar. Grover, Tyson, Clarisse e Annabeth também tiveram seus momentos de ação.

O final foi muito abrupto, mas fiel ao livro. Não sei o que esperar para o próximo filme (se é que haverá um próximo).

São muitas comparações com o livro que gostaria de fazer, então vou listar elas separadinhas aqui embaixo. Se você não se importa com spoilers, fique à vontade para continuar lendo, se não, pare por aqui. ;)
AVISO: o texto abaixo contém spoilers, tanto do livro quanto do filme.
A Grande Prematuramente Revelada Profecia
É quase idêntica, o que muda é a idade, de 16 para 20 anos, e o quarto verso, que ao invés de a alma do herói ficou a alma do mal. Pra quem não se lembra:

"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis/vinte apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói/mal, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."

E na verdade ela só deveria ser revelada no livro 5, O Último Olimpiano. Mas como a franquia de filmes tem uma chance super remota de chegar ao filme 5 eles adiantaram ela.

Clarisse
Na verdade, ela não é tão diferente assim do livro. A maior diferença é a física. Clarisse, filha de Ares, é descrita no livro assim: Usava uma camiseta do Acampamento Meio-Sangue tamanho GGG embaixo de um casaco camuflado. [...] aparência mais cruel, seu cabelo era comprido, esticado e castanho [...]. Já a do filme achei muito feminina e bonitinha pra ser a Clarisse que tanto amamos (ou odiamos...).

Os presentes de Hermes
No livro Percy recebe dois presentes de Hermes: uma garrafa térmica com os ventos dos quatro cantos da terra e um frasquinho de vitaminas. Já no filme, somente o primeiro presente é o mesmo. O segundo foi uma fita mágica que faz as coisas desaparecerem, o que achei ridículo.

A ilha de Circe
Circe é uma feiticeira que, por algum motivo, odeia os homens. Sua ilha é um resort onde ela só aceita mulheres e transforma os homens que lá chegaram em porquinhos da índia, o que aconteceu com Percy. Annabeth o transforma de volta usando as vitaminas que ganharam de Hermes. No filme, a ilha é o fim da missão. A atração é completamente diferente (um parque de diversões destruído) e nessa mesma ilha se encontram o ciclope Polifemo e o Velocino de Ouro. Lá também é onde acontece a batalha final. Além disso Circe nem aparece.

O desaparecimento de Grover
Já no início do livro Grover está desaparecido. Ele havia partido em busca do deus Pã e acabou sendo preso pelo ciclope Polifemo, pois foi atraído até a ilha pelo cheiro do Velocino. No filme ele é raptado no meio da missão pelos capangas de Luke, o que não fez muito sentido. Ele esperava que um sátiro (comida preferida dos ciclopes) conseguisse, sozinho, pegar o Velocino?

Sr. D
Dionísio é o deus do vinho e diretor do Acampamento. Vive dizendo os nomes dos campistas errado (característica que foi mantida no filme). Ele não suporta viver em meio a todos aqueles semideuses, mas ser diretor do Acampamento foi uma punição de seu pai, então ele não tem escolha. Eu adoro o ator que fez o Sr. D (Stanley Tucci) e acho que a aparência até combinou. Só que ele foi 'amável' demais com os campistas. E meio burrinho pra um deus.

Semideuses e tecnologia
Celulares, computadores, tablets. Tudo que é tecnologia atrai monstros se usadas por semideus. Por isso é muito raro se ver um meio-sangue todo ligado nas tecnologias. No filme vemos Annabeth usando um tablet para pesquisar uma cura para a árvore e mais no final Clarisse usando um iPhone e Grover falando de internet. Preciso nem comentar que quis matar o roteirista, né?

Cronos está de volta
Cronos? Em O mar de monstros? Pois é, o que era pra ser só um titã despedaçado se refazendo aos poucos em um caixão acabou sendo um monstro gigante e vermelho que nem falava e acabou sendo despedaçado pela espada de Percy.

Néctar: se você não tomou, ainda não viveu
O néctar é a bebida dos deuses e é usado pelos meio-sangues, assim como a ambrosia, para se recuperarem mais rapidamente de ferimentos. Em O mar de monstros deram um significado muito diferente para essa bebida. Sim, ela é incrível, mas não para ser apreciada como uma bebida comum pelos semideus, já que se consumida em grande quantidade ela incinera o corpo da pessoa.

Annabeth x ciclopes
No início Annabeth não gosta da ideia de ter Tyson perto de si. Quando era mais nova passou por maus bocados com um ciclope junto com Luke e Thalia. No filme ela também não o aceita muito bem, mas a explicação é um pouco diferente: Thalia foi morta perto da entrada do Acampamento por um ciclope.

O conto dos três irmãos disfarçado de como os deuses mataram Cronos
Essa comparação aqui não é com o livro, mas com outro filme: Harry Potter e as relíquias da morte parte 1. Nesse filme Hermione narra O conto dos três irmãos e a medida que ela conta a história, ela é representada por uns desenhos muito legais. Eu adorei quando assisti ao filme. Em O mar de monstros eles fizeram exatamente a mesma coisa enquanto Percy contava a história de como Cronos foi derrotado pelos seus filhos.

Bom, acho que chega de comparações. Uma coisa sobre a qual não posso deixar de comentar de forma alguma são as cobras do caduceu de Hermes. Eu ADORO o George e a Martha e acho que foram a melhor parte do filme. Eles são uns fofos! Não sei como ficou no original, mas a dublagem brasileira das vozes deles ficou uma graça.

Mais umas coisinhas que me passaram raiva: Silena no navio com Luke; Luke surfando sem prancha como se fosse filho de Poseidon; Annabeth imprestável enquanto o Percy tem as ideias brilhantes. Tá, isso é tudo que consigo lembrar agora.

Para considerações finais acho que um dos motivos de as adaptações de Percy Jackson saírem tão por fora dos livros é ausência do autor da série na produção dos filmes. Fico muito triste com isso. Tenho certeza de que se o Rick tivesse se interessado em participar, os filmes seriam mais fiéis aos livros. Vemos tanto escritores participando ativamente da produção de adaptações de seus livros, sempre opinando e ajudando a ser tudo colocado da melhor maneira possível. J. K. Rowling, Veronica Roth, Cassandra Clare. Essas são só algumas que estiveram presente para ver o que fariam com suas obras. Rick Riordan é meu escritor favorito e me decepciona saber que ele simplesmente entrega sua história, seus personagens, sem se importar com como eles serão levados para o cinema. Enfim, acho que esse é um fator que pesa muito na produção de um filme baseado em uma obra literária.

Espero que tenham gostado do post. Sei que ficou muito um pouco extenso, mas é que quanto se trata de PJ eu me empolgo. Mas é só isso mesmo. Acho que falei tudo que queria, haha! Me contem o que vocês acharam, o que gostaram, o que odiaram. Pronto, agora chega!

Até mais!

14 comentários:

  1. Me desmotivou mais ainda em ver o filme rsrs

    Tipo, eu já estou morrendo de raiva de só ter em 3D; eu DETESTO 3D, me deixa com dor de cabeça, pois gosto de ver legendado (odeio dublagem).

    Mas depois dessa, acho que nem farei o esforço rs

    Também ADORO o Rick Riordan e toda a série dos olimpianos... Li também a dos Kane, e foi maravilhosa! Mal posso esperar para ele misturar as duas (como já fez em um rápido conto). E o filho dele promete! Também escreveu um conto rapidinho, e foi incrível! Mega curiosa pelos próximos livros do autor >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gosto de 3D, mas tbm odeio dublagem. Infelizmente aqui na minha cidade só teve sessões dubladas =/

      Excluir
  2. Eu ja estava desmotivado para ver o filme e agora eu estou mais ainda. Eu esperava algo muito mais fiel ao livro. Eu também concordo com você, se o Rick estivesse nas gravações ou em parte das gravações, o filme seria bem melhor. Mas, é né... É ter fé e vê como vai ficar o terceiro!

    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Zoey, normalmente não venho ao blog. Leio apenas a newsletter no e-mail. Mas tive que vir para comentar esse post.
    Ficou incrível. Um post completo e que ressaltou as partes boas e ruins do filme e as principais diferenças com o livro. Parabéns :D
    Ahh, eu vi em 3D legendado, e sim, George e Martha são perfeitos em legendado também. As vozes e a entonação deixaram eles fofos e engraçados. E os "silvos" completam o quadro. :D

    ResponderExcluir
  4. Clarisse é filha de Ares e não de Hades

    ResponderExcluir
  5. Até que gostei do filme, o diretor conseguiu concertar várias coisas erradas de "Ladrão de Raios", mas ainda deixou um pouco a desejar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Zoey :)

    Estou lendo MDM agora, quase terminando, e msm com mtas criticas negativas sobre, ainda não desanimei!
    Pelo trailer ja pude ver umas boas diferenças, e imagino que tenha ficado bem fraquinho, assim como O Ladrão de Raios, mas ainda tenho esperanças de gostar bastante!

    Poxa, eu n sabia q o Rick n ajudava na produção dos filmes! Comassim? Pelo menso dpois do "fiasco" do ladrão de raios, acho q ele poderia ter tentando dar uma ajudinha com mdm, p n dar no msm né?

    De qqer maneira, estou adorando mdm, e espero q ame o filme tbem!:)

    Beijos

    Mari.

    http://www.quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bom confesso que tive grandes espectativas a respeito do filme pois sou fã dos livros de Rick Riordan( estou com o filho de netuno do lado nesse exato momento) mas me decepcionei com o mesmo pois n é muito fiel ao livro ( queria ver Percy de porquinho da índia e n gostei pq a annabeth participa menos que no livro) e tambem ao primeiro filme ( o acampamento esta completamente diferent e ate o Quiron eles mudaram) porem avaliando apenas o filme sem comparações ele foi otimo e com efeitos incriveis.

    ResponderExcluir
  8. Só assisti o filme hoje (mais de um mês depois DD:) e me decepcionei completamente. Na verdade eu já esperava por muita coisa sendo alterada mas eles me surpreenderam (pro lado negativo da coisa).
    Mudaram coisas demais. Colocaram falas desnecessárias e uns efeitos meio toscos (achei que ficou artificial demais, mas isso pode ser minha "exigência inflada" XD).
    Concordo com o fato de que se o Rick ajudasse, o filme ficaria muito melhor.
    Mas como aconteceu no Ladrão de Raios: estou levando em consideração que o Mar de Monstros é um filme não baseado (ou quase) no livro.
    Enfim,gostei do filme SIM [até quase chorei na cena da Thalia acordando (assim como quase chorei lendo o livro diversas vezes)]!
    Li em algum lugar que o contrato para o A Maldição do Titã já está fechado (fecharam junto com o MdM, e levando em consideração o final do filme...) e isso me assusta... Apesar de ficar super feliz por seu meu livro favorito da série, tenho medo que estraguem >_<. Só esperando né?!
    Ps: Adorei tua resenha comparando as mudanças!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não vi o filme, mas gostei muito da resenha.
    Pelo o que eu vi do pessoal falando, não saiu lá essas coisas (poucas coisas iguais ao livro) mas me disseram que o filme é bom.
    Espero a próxima resenha de filmes !

    ResponderExcluir
  10. Quanta mudança!!!
    MAS COMO ASSIM A BATALHA FINAL É NA ILHA DE CIRCE????????? Caramba que droga! De todas as mudanças essa foi uma das que mais me chateou.

    Não sabia que era o Stanley que fazia o Sr. D!! Que bacana , adoro demais ele como ator :D

    Rick sempre coloca que tecnologia é inimiga mortal dos semideuses e os roteiristas me inventam essa ... Sejam um pouco mais fieis ao livro por favor? *-*

    O pior de tudo é esse Cronos fajuto que todo mundo tá falando ter sido morto no 2º livro ... Espero que isso não desmotive o pessoal a parar de ler os outros livros do Rick , se eu fosse ele pegava o chapéu de diretor e fazia um filme melhor.

    Que mancada Tio Rick! Se eu fosse escritora cada livro seria um filho pra mim e eu jamais deixaria adaptarem de qualquer maneira: estaria acompanhando tudo de perto pra ser o mais fiel possível.
    Eu vi numa entrevista que o Rick "não se importa de repetir fórmulas" ... Mas acho que o cuidado que ele não deu aos filmes ele vem dando aos livros dos Heróis do Olimpo , porque passar um ano pesquisando e escrevendo vem trazendo bons resultados :)

    Adorei a resenha sobre o filme! Qualquer dia em que eu estiver calma e não quiser socar a produção eu vejo haha

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha salvou o filme, sinceramente gostei das palavras, mas ainda não tive coragem de assistir ao filme, me decepcionei com o primeiro e não estava de decepcionar de novo, acho os livros incríveis e não consigo assistir ao filme sem comparar com o livro haha

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante do filme. Apenas algumas diferenças minimas pra quem já leu o livro. Mas eu gostei bastante :)

    ResponderExcluir