04 novembro 2013

Livro: A Casa de Hades

Título: A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4)
Original: The House of Hades
Autor: Rick Riordan
Tradutores: Alexandre Raposo e Edmundo Barreiros
Editora: Intrínseca
Páginas: 493
Comprar: Fnac - Siciliano - Saraiva - Americanas - Submarino
Sinopse: A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los. A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.
AVISO: contém spoilers de A Marca de Atena.
Desde o momento em que terminei A Marca de Atena já estava morrendo pra ler esse livro. O tio Rick realmente assustou os fãs com aquele final e deixou todo mundo com o coração quase saindo pela boca.

A perfeição de A Casa de Hades já começa na dedicatória:

Para meus maravilhosos leitores:
Lamento pelo último suspense.
Quer dizer, não, não de verdade. HAHAHAHA.
Mas, falando sério, adoro vocês, pessoal.

                                                                                Rick Riordan

Simplesmente adorei essa dedicatória, achei super fofo o Rick dedicar o livro aos leitores. Mas enfim, vamos à resenha.

Sempre adorei a série Percy Jackson e os Olimpianos, mas Rick se superou com Os Heróis do Olimpo. Ele criou uma história mais complexa, envolvendo não um, mas sete semideuses (e de dois acampamentos "inimigos") numa grande profecia, o que fez a série ficar maior em tudo. Comicidade, drama, perigo, ação, mitologia. Tudo ficou "mais" do que em PJ, o que pra mim foi perfeito.

Em A Casa de Hades depois de Annabeth e Percy caírem no Tártaro, o restante da tripulação do Argo II segue para Épiro afim de procurar a Casa de Hades, onde devem encontrar e fechar as Portas da Morte para que Gaia não possa mais ressuscitar os monstros. Tristes com o destino dos amigos, eles seguem com dificuldade, encontrando vários monstros pelo caminho tentando impedir que alcancem seu objetivo. Enquanto isso, Annabeth e Percy tentam sobreviver no Tártaro, onde aparecem as criaturas mais assustadoras que já enfrentaram.

Adorei o Tártaro! Não, não exatamente "o" Tártaro, não escolheria ele como destino de férias. Gostei demais da maneira como ele foi mostrado. Mesmo assustador, é fascinante a forma como o deus das profundezas se manifesta. Percy e Annabeth nunca enfrentaram nada parecido e a única coisa que os mantém seguindo adiante é a presença do outro. Desde A Marca de Atena percebemos o quão profundos são os sentimentos deles. Não são só um mais um casal adolescente, eles pertencem um ao outro. A história deles bate muito romance que existe por aí...

Para quem ainda vai ler o livro, prepare-se pois Rick traz à tona seres/acontecimentos lá de trás, da série PJ. E são muitas coisas, algumas das quais eu nem me lembrava. Isso ficou muito legal e deixa a gente com um sentimento de familiaridade muito bom. Mas não pense que porque conceitos antigos são trazidos de volta não há novos monstros muitos aterrorizantes, porque há sim.

Cada um dos semideuses é indispensável para deter Gaia e nenhum é menos importante do que o outro. Todos eles foram incríveis nesse livro e mostraram seu valor. Frank me deixou de boca aberta! Mesmo sendo filho de Marte, Frank sempre foi um fofo, mas nesse livro vemos seu lado de filho de deus da guerra. Leo também foi fantástico, como vem sendo desdo o primeiro livro. É meu personagem preferido. Eu adorei a presença do Nico neste livro. Mesmo sendo um 'esquisitão' gosto demais dele. Espero que ele tenho um final feliz na série. Até mesmo Piper, a quem eu não dava muito crédito, acaba surpreendendo.

Todos os sete semideuses da grande profecia têm parte na narração. Em terceira pessoa, cada personagem tem um bloco de quarto capítulos. Não há uma sequência fixa. Os personagens que tiveram mais narrações foram Percy e Annabeth. Uma mudança que ocorreu com relação aos outros livros foi o tamanho dos capítulos, agora bem menores. Com todos os sete nem sempre no mesmo lugar, a história toma uma dimensão muito grande, com muitos acontecimentos, por isso é desenvolvida de uma forma mais rápida. Com um ritmo intenso, a história flui de maneira rápida e gostosa de ler. É difícil parar mesmo a cada capítulo, principalmente quando muda o personagem a narrar.

A ilustração de capa ficou linda apesar de achar que podia ter um pouquinho mais de monstros, e que o cabelo do Percy está enorme. Estou muito ansiosa para o próximo livro que será lançado em outubro do ano que vem nos EUA. Espero que a editora Intrínseca faça o lançamento simultâneo aqui no Brasil.

E vocês, já leram? Me contem nos comentários!

Até mais! (:

Série Os Heróis do Olimpo
1 - O Herói Perdido
2 - O Filho de Netuno
3 - A Marca de Atena
4 - A Casa de Hades
5 - O Sangue do Olimpo (lançamento em outubro de 2014 nos EUA, sem previsão no Brasil)

9 comentários:

  1. Li tão logo lançou, pois estava esperando ansiosa pelo livro. Tio Riordan realmente se superou dessa vez =)
    A única coisa que tenho raiva é que a adaptação cinematográfica da série tenha saído pela culatra; não sei, tenho a impressão de que estavam com medo de imitar Harry Potter (onde se começa o primeiro filme com o personagem principal ainda criança), e quiseram "adiantar" as idades. Acabou que os dois filmes já existentes se tornaram blockbusters cheios de efeitos especiais, mas sem todo o mistério que envolve os livros.

    Amei esse quarto livro, e devo dizer que fiquei mega surpresa com a revelação do Nico (só eu não percebi?!), além de também ter adorado o desenvolvimento do Frank ^__^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive o prazer de me surpreender com a revelação do Nico. Já tinha ouvido rumores sobre aquilo. Não sabia se era verdade, mas ainda assim tirou aquele "tchã" da surpresa. Mas mesmo assim, achei legal o Rick colocar isso na trama e se a gente for pensar, faz sentido mesmo. :)

      Abraço!

      Excluir
  2. Eu já li e é realmente o melhor livro da série. A escrita do tio Rick ficou mais madura, os personagens cresceram e ficaram mais maduros. É realmente um livro que merece ser lido por todos.

    ResponderExcluir
  3. Chateada porque ainda não li nem o a Marca de Atena :x

    ResponderExcluir
  4. Admiro muito o Rick Riordan e esse sem dúvida é um livro que eu leria. Não li os livros anteriores, principalmente se forem relacionados ao Percy Jackson, mas a cada livro publicado, me impressiono mais e mais com a genialidade do autor :)

    ResponderExcluir
  5. Eu li CDH. eu amei mto, achei que foi o melhor dos livros de HDO! Amo o Rick (apesar dele ser muito troll) acho que nesse livro ele deu mais destaque ao Leo, o que eu adorei! pois o Leo é mto fofo "Nádegas Azuis!" hahaha e ele também deu uma reviravolta na historia com a historia toda do Nico e do Percy. Tó mto ansiosa pro SDO, e espero que ele coloque um POV do Nico ou da Reyna, pq eles vão deixar a estatua no acampamento e tal.Amei a resenha Zoey vc escreve mto bem!

    ResponderExcluir
  6. Eu li CDH. Amei mto, achei o melhor dos livros de HDO. Amei o jeito que o Rick escreveu! ele deu mto destaque ao Leo e eu amei pq ele tb é meu favorito "Nádegas azuis!" hahaha e também teve a historia do Nico da (grande) queda pelo Percy. o Frank que ficou super sarado! hahaha Amei como ele descreveu o Tártaro, e a hora que aparece a Rachel e o Grover. e o Jason ainda demorou 200 pagina pra desmaiar o que é um grande progresso! e a Piper até foi legal na parte com a Quione, e agr a metade do Fandom shippa Lipso/Caleo... Amei esse livro! acho que foi o que fez mais "mexeu" com todo fandom (como um todo, pq a cena que mais mexeu foi a da caída no tártaro).Amei a resenha Zoey/Sara ! Zoeyra here! hauahauhauuh vc tava mto engraçada na live de sexta! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. AAAH eu comecei a ler a série Os Heróis do Olimpo esses dias e estou adorando!

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Percy Jackson é PERFEITO, Tio Rick fica fazendo esses suspenses ksksk.

    ResponderExcluir