02 outubro 2013

Livro: A Seleção

Título: A Seleção (A Seleção #1)
Original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Tradutor: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Comprar: Fnac - Siciliano - Saraiva
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.
A Seleção é uma trilogia que está fazendo bastante sucesso. A princípio não me interessei muito, mas a medida que foi ficando cada vez mais falada acabei cedendo à curiosidade. Apesar de ser classificada como distopia, o primeiro livro não foi assim tão distópico.

Quando o príncipe de Illéa atinge 18 anos de idade começa a Seleção. Trinta e cinco garotas de todo o país são "sorteadas" para viver por um tempo no palácio para que o príncipe escolha sua futura esposa. America Singer não liga para o príncipe, para a coroa ou para a boa vida da Um. A única coisa que quer é se casar com o amor de sua vida, Aspen. Mas, pressionada pela mãe, America acaba se inscrevendo para a Seleção e é escolhida. Ao chegar no palácio e conhecer o príncipe, a garota percebe que as pessoas nem sempre são o que parecem e que talvez a vida que não queria para si de maneira alguma talvez não seja assim tão ruim.

Sortear 35 garotas para o príncipe namorar e escolher sua esposa é uma tradição de Illéa, levada muitíssimo à sério. E se formos pensar bem, a situação em si é bem ridícula. O príncipe leva as garotas (que estão morando todas debaixo do mesmo teto) em encontros dentro de sua própria casa. Se fosse real eu riria de tudo. E por que o príncipe se casaria com alguém de origem social inferior se poderia facilmente arranjar uma esposa "a sua altura"? Claro que é um governo bonzinho demais pra dar a oportunidade de alguma garota pobre melhorar de vida. Obviamente isso é só uma maneira de agradar o povo.

Para quem leu Jogos Vorazes é impossível ler esse livro sem fazer umas milhões de comparações. Uma disputa, a garota que é o contrário de todo mundo, a sociedade dividida, equipes de embelezamento, um apresentador de TV famoso, multidões de fãs, etc. A grande diferença é que em A Seleção ninguém desconfia do governo. Apesar das dificuldades, a vida é vivida sem ninguém se perguntar nada a respeito do governo. Aliás, muito pouco é falado a respeito da questão política de Illéa. É mencionada uma guerra e acontecem alguns misteriosos ataques rebeldes, mas fora isso nada mais é explicado, o que não é usual para uma distopia. Mas acredito que haverá mais detalhes nos próximos livros, afinal ficar só nessa 'competição' sem noção não dá, né?

America é uma garota da casta 5, que se dedica às artes. Cada casta tem uma função e na 5 é isso o que eles fazem para viver, é o seu trabalho. America particularmente é ótima cantora e toca vários instrumentos musicais. Essa história de dividir uma população por funções não é legal. E se eu nascer na casta 5 e não prestar pra nenhum tipo de arte? Não faz sentido dividir essa quantidade de pessoas em 8 grupos específicos. Uma pessoa não pode ser tão facilmente definida.

O que achei bastante interessante no livro é que desde o início America já tinha um grande amor. É raro encontrar isso nos livros. Geralmente a garota (o) está sozinha (o) no começo e aí encontra o amor da sua vida. Mas a história de America com Aspen não foi o suficiente para mantê-la livre do charme do príncipe. Não só do charme, na verdade. O príncipe Maxon era uma pessoa totalmente diferente do que a garota imaginava e, sem perceber, eles acabam criando um relacionamento além da amizade. Achei muito fofa essa relação dos dois e fui devorando o livro cada vez mais rápido pra ver a trama deles desenvolvendo. Eu adorei Maxon e não fui muito com a cara de Aspen. America fica realmente confusa com seus sentimentos (como em todo maldito triângulo amoroso), mas não é aquele 'nhem nhem nhem' daquelas garotas melosas. Não é uma garota de sangue frio e insensível, mas também não fica se derretendo e chorando por qualquer coisa.

Finalizando, esse primeiro livro foi focado mais na Seleção, acompanhando o começo da vida das garotas no palácio e o começo de sua relação com o príncipe e muito pouco do quesito distopia foi mostrado. O romance foi leve, sem ser meloso demais e nem sem graça demais.

É narrado em primeira pessoa (\o/) por America. A imagem da capa é linda demais, adorei (e a dos outros livros também). Como a maioria dos livros atuais, as folhas são em papel pólen (amarelo). A diagramação da Seguinte está ótima.

Bom, é isso aí, espero que tenham gostado. E não deixem de comentar!

Até mais! (:

Trilogia A Seleção
1 - A Seleção
1.5 - O Príncipe (e-book)
2 - A Elite
2.5 - O Guarda (ainda não lançado/e-book)
3 - A Escolhida (ainda não lançado)
Histórias da Seleção: O Príncipe e O Guarda (versão impressa dos contos, informações extras sobre a série e prévia de A Escolhida)


15 comentários:

  1. Perfeito, já li todos os lançados e amei. Adorei sua resenha, eu não saberia descrever dessa forma <3

    ResponderExcluir
  2. Leia A Elite!! Nele explica um pouco mais sobre o governo e tal... Eu tô implorando para minha irmã e pra minha amiga começarem a ler a trilogia mas tá difícil :/

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo me fala super bem desse livro! Parece muito bom!

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive vontade de ler esse livro e em todas as resenhas quando falam desse negócio das castas eu sempre me perguntei "e se a pessoa não servir pra aquilo?".
    Tua resenha foi a primeira que eu li que falava o mesmo XD

    ResponderExcluir
  5. Se esse livro tem essas semelhanças com "Jogos Vorazes" as chances de eu gostar são altas ...
    O último livro de princesas que eu li foi "Academia de Princesas" que tem mais ou menos o mesmo enredo , não me lembro exatamente pois li há algum tempo.
    GRAÇAS AOS DEUSES NÃO TEM UM TRIÂNGULO AMOROSO MELOSO já cansei de ler livros com protagonistas femininas fracas que ficam reclamando que tem 2 homens ""incríveis"" em sua vida (praga da Bella).
    Pelo que você está falando , se eu for ler é melhor eu comprar logo os 3 porque vou querer devorar um depois do outro. ;)

    ResponderExcluir
  6. Acho tão nada haver a comparação que fazem com Jogos Vorazes, na boa.

    E eu ameeeei "A seleção", Maxon é tudo de bom e estou louca para ler o último livro.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro, mas está na minha lista de desejados .
    Ele tem cara de ser uma história que te "prende" , que te faz ler até o fim e em poucos dias...

    ResponderExcluir
  8. É um dos meus livros preferidos!

    ResponderExcluir
  9. eu não estava muito interessada, mas agr me interessei! Ele vai ser bem diferente do que estou acostumada a ler. Bela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca pra ler esse livro, mas na biblioteca pública ele está sempre com alguém, ainda compro ele :3

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu sou mais ou menos tributa, mas não comparei. Também sou selecionada, sabe? E a tradução do título eh A Escolha. Amo seu blog, Zoey

    ResponderExcluir