09 outubro 2013

Livro: O Teorema Katherine

Título: O Teorema Katherine
Original: An Abbundance of Katherines
Autor: John Green
Tradutora: Renata Pettengill
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Comprar: Fnac - Siciliano - Saraiva - Submarino
Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.
Desde que li A Culpa é das Estrelas decidi que leria todos os outros livros do John Green publicados aqui no Brasil. E o segundo da minha lista foi O Teorema Katherine. Não me decepcionei nem um pouco.

Colin é inteligente, tipo, MUITO inteligente. É um garoto prodígio (ou não mais tão prodígio assim) que fala onze idiomas e adora anagramas. Tem somente um amigo, Hassan. Depois de levar um pé na bunda da sua mais recente namorada  (uma de dezenove garotas chamadas Katherine), Colin está na pior e para tentar trazer o amigo de volta à vida, Hassan o convence a fazer uma viagem para lugar nenhum. Durante essa aventura Colin resolve criar um teorema para prever o fim de um relacionamento antes mesmo que ele comece e assim impressionar a K-19 e consegui-la de volta.

Só de falar que o cara é um nerd já me interessei. Um nerd mais seu único amigo viajando sem rumo com certeza renderia pelo menos uma boa comédia. E sim, temos vários momentos cômicos, principalmente vindos de Hassan, um gordinho nerd, preguiçoso e muito engraçado. Na sua viagem sem rumo, os garotos acabam indo parar numa cidadezinha minúscula, Gutshot. Lá eles conhecem Lindsey, uma garota linda com quem acabam fazendo amizade. Em meio a suas aventuras nesse 'fim de mundo' cada um dos personagens vão se descobrindo e amadurecendo.

Sem uma uma trama em si, a história vai se desenvolvendo naturalmente seguindo o dia a dia dos personagens em suas atividades em Gutshot. Com uma narração fluida, o livro corre de uma forma divertida e não deprimida, como poderia se esperar por causa da situação de Colin.

Fiquei maravilhada com o conhecimento de Colin, o cara sabe tudo! E a capacidade dele de criar anagramas é incrível! Ao ler fiquei imaginando o trabalho que deu pra traduzir todos eles de uma form que fizesse sentido. Pra acompanhar todo esse conhecimento de Colin, ao longo do livro existem muitas notas de rodapé. Muitas mesmo, mais de oitenta. E no final um apêndice explicando a parte matemática do livro. A leitura é opcional, não interfere na história, mas é interessante ler para entender um pouco sobre como Colin desenvolveu seu teorema.

A amizade entre Colin, Hassan e Lindsey foi bem legal de se ver. Adoro trio de amigos e esse foi um bem legal. Apesar das diferenças, os três convivem numa boa e vão se aproximando mais e mais a cada página. John desenvolveu os personagens muito bem, dentro da realidade. Enfim, ele arrasou desde a dedicatória, até os agradecimentos.

O livro, além de acompanhar a viagem dos garotos, conta também um pouco sobre a vida de Terminado de Colin. Ele pode ser um gênio (ops, prodígio), mas quando de trata de relacionamentos eles nunca duram muito e sempre é ele que acaba com o coração partido. Mas o mais esquisito disso tudo é que todas as namoradas dele se chamavam Katherine. Todos têm seu tipo, e o tipo de Colin é esse. É até engraçado, se pararmos para pensar. Eu nem conheço 19 pessoas com o mesmo nome e o cara namorou 19 com o mesmo nome.

A narração é em terceira pessoa do ponto de vista de Colin. Como sempre, a diagramação do livro está ótima e não me lembro de encontrar nenhum erro ortográfico. Primeiro livro de capa branca que eu tenho e gostei bastante. Fiquem ligados aqui no blog que em breve terá sorteio de um exemplar do livro. Bom, é isso aí.

Até mais! (:

103 comentários:

  1. Ai, eu tô louca para ler O Teorema Katherine desde que descobri a existência deste livro. hahahah Seja pelo nome, pela capa, por ser do John. Adorei a resenha! Ahhhh, e sorteia logo! hahahaha *-*

    Beijos,
    Elieny Brandão.
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
  2. Eu nem tenho mais o que escrever quando leio resenhas dos livros do Grren. Eu sou fã de carteirinha do cara e não li nada ainda que me decepcionasse. Estou para ver um livro em que ele não arrase da dedicatória até os agradecimentos. rsrs
    Ótima resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Estou louca pra ler... E espero gostar mais do que o A Culpa é das Estrelas afinal o enrendo me chama mais a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Eu já li OTK e gostei muito achei uma leitura super divertida e interessante, o que me fez tirar 1 estrela do livro foram aqueles gráficos chatos que as vezes o John queria que a gente entendesse por tudo hahaha e equações matemáticas que mais pareciam francês kkk, enfim... eu gostei bastante mas não tanto quanto você, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ja li "A culpa é das estrelas" e "Quem é você, Alasca". Esse vai ser o proximo do John Green que quero ler, até serem todos haha!
    Sua resenha me deixou mais vontade ainda :D

    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O John é fera! Eu adoro ele, o canal dele, "A culpa é das estrelas" (pois só li ele, mas lerei outros, com certeza).
    E gostei de sua resenha, Zoey.
    Beijão.

    meuinteriorinfinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Resenha muito bem feita!
    Esperando ansiosamente para ler esse livro. (:

    ResponderExcluir
  8. Adoro os livros do autor e esse é o que mais desejo ler no momento. A história me conquistou e estou ansiosa pra tê-lo em casa.

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente incrível ! amei, só aumentou minha vontade de ler !

    ResponderExcluir
  10. Adorei o livro, também fiz uma resenha no meu blog *--*
    josesarafim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A escrita do John é incrivelmente maravilhosa.Li apenas Alasca e Estrelas e já me apaixonei completamente.
    Sua resenha só aumentou minha vontade de ler Katherine , duas amigas minhas leram e disseram que a história é bastante divertida apesar das caraterísticas peculiares do Colin ... Certamente vou me divertir muito do mesmo jeito que estou me divertindo agora lendo "Cidades de Papel".

    Parabéns pela resenha e pelo blog! (também adoro seu nome haha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha! Me deu ainda mais vontade de ler este livro :)
    A escrita do John é apaixonante.Li dois livros dele e estou lendo o 3º e me apaixonei desde a 1ª leitura.
    Com certeza terei uma leitura prazerosa quando eu puder comprar e ler Katherine.
    Parabéns pelo blog e pela resenha! (adoro seu nome também haha)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu li A culpa é das Estrelas e fiquei apaixonadaa. Já li algumas resenhas desse livro e estou louca pra ler. *-*

    ResponderExcluir
  14. Eu estou lendo A culpa é das Estrelas, e é muito bom, mas O Teorema Katherine não li ainda, mais pretendo, haha, parece ser muito bom :)) Eu amo a capa, é muito linda *-*

    ResponderExcluir
  15. Já tinha lido o ACEDE, e agora PRECISO ler esse *-*

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro! Adoroo John Green estou lendo Cidades de Papel e estou amando! Necessito desse livro! Já tinha lido outra resenha,mas esta me deixou mais louca!

    ResponderExcluir
  17. Estou com vontade de ler esse livro :3

    ResponderExcluir
  18. John é maravilhoso, estou louca para ler! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  19. O John Green é ótimo autor, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  20. Espero amar este livro tanto quanto amo A culpa é das estrelas! ♥

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro!
    Está na minha lista de desejados no Skoob faz tempo!
    Tomara que eu ganhe essa promoção!

    ResponderExcluir
  22. Esse livro me parece ter uma história muito legal e viciante!
    Quero ele desde que eu o vi numa livraria...

    ResponderExcluir
  23. Amo John Green, primeiro li "Quem é você Alaska?" e depois "A culpa é das estrelas" e super admito que ACDE é meu livro favorito. John me emocionou e me fez rir tanto nesse livro, com a história de Hazel e Gus ! o.o E estou doida para ler "O teorema de Katherine" parece ser uma história boa quanto as anteriores escritas por Green. *--* estou animada para saber o resultado do sorteio. Nunca ganho nada, quem sabe dessa vez né? kkkkkkkkkkkkk Adorei a resenha Zoey!

    ResponderExcluir
  24. Não vejo a hora de ler esse livro, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a resenha, parabéns! Quero muito ler esse livro! Os livros do John são muito bons *-*

    ResponderExcluir
  26. Adoro John Green, li primeiramente A Culpa é Das Estrelas e agora estou lendo Cidades de Papel . Agora estou super ansiosa para ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  27. Adoraria ganhar no sorteio, pois é um ótimo livro! *o*

    ResponderExcluir
  28. *O* GENTE EU NECESSITO DESSE LIVRO URGENTEMENTE

    ResponderExcluir
  29. Eu já li, o livro é muito bom, o melhor livro do John, depois de A culpa é das estrelas

    ResponderExcluir
  30. Já vi algumas citações no tumblr e to doida pra ler esse livro.
    Espero ganha-lo no sorteio.

    ResponderExcluir
  31. Já li ''A culpa é as estrelas'' e estou lendo ''Cidades de Papel'' ...Perfeito o John Green,estou doida para ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  32. adorei a resenha,quero muito ler esse livro parece ser muito bom <3

    ResponderExcluir
  33. Ja li o começo uma vez, e agora quero ele pra mim, parece ser perfeito :3

    ResponderExcluir
  34. Minha colega vive comentando desse livro e eu realmente fiquei curiosa sobre ele. Parece ser muito bom e necessito lê-lo. *uu*

    ResponderExcluir
  35. Já li esse livro, muito muito muito bom mesmo.
    Contem um humor inteligente e único que só o John sabe escrever :3

    ResponderExcluir
  36. livros do john green acabam com o meu emocional

    ResponderExcluir
  37. Até agora só li 'A Culpa é Das Estrelas' do John Green, e no primeiro momento já me apaixonei pelo autor. O 'Teorema Katherine' parece seguir o mesmo esquema do livro que li, cheio de romances...
    Aliás, quero saber um pouco mais sobre esse teorema do Colin pra ver se consigo arrumar um 'peguete'! rsrs

    ResponderExcluir
  38. Eu to doida pra ler, pelo o que li sobre alguns livros de John Green, ele é o máximo. Quero todos os livros *---*

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Estou ansiosa pelo sorteiro. Adorei a resenha, voce esta deixando todos instigada com a história. Jonh escreve de uma maneira atraente, com um humor inteligente e gostosa.

    ResponderExcluir
  41. Me apaixonei pela escrita do John Green apenas por ler A culpa é das estrelas, e estou louca para ler todos os outros livros dele.

    ResponderExcluir
  42. Quero muito muito ler. Parece tudo!

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Morrendo de vontade de ler *---* Estou ficando cada vez mais apaixonada pelo John Green (:

    ResponderExcluir
  44. Você escreve muito bem, e ler essa resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  45. Parabéns, é exatamente este tipo de resenha que nos incentiva a ler o livro. Já li "A culpa é das estrelas" e "Quem é Você, Alasca?" não vejo a hora de ler este, to cada vez mais apaixonada pelo John Green e seu blog!!!

    ResponderExcluir
  46. Quero esse livro! A resenha foi muito bem escrita. Acho que o John Green consegue manter o equilíbrio entre amor e inteligência.

    ResponderExcluir
  47. Peciso desse livro pra ontem! Me parece bom!

    ResponderExcluir
  48. Oh , que perfeito! Um livro muito bom ,realmente , eu não vou pensar que seja melhor ou pior que ''A Culpa é Das Estrelas'' porque cada historia é diferente da outra , e pelo jeito esse dever ser um livro muito bom e eu estou muito ansiosa para ler !

    ResponderExcluir
  49. Já tem um tempo que preciso *-* imaginem a loucura de se apaixonar por um livro que tem seu nome. Escrito pelo incrível John Green, mais louco ainda (:

    ResponderExcluir
  50. Preciso há muito tempo. Imaginem a ironia de ver um livro do incrível John Green com seu nome na capa (: pois é.

    ResponderExcluir
  51. Interessantíssimo. Você escreve muito bem, aliás.

    ResponderExcluir
  52. aaaaaaaaaawn, preciso desse livro, amo os livros do john e mais que quero esse :(

    ResponderExcluir
  53. Eu já queria ler esse livro e depois da sua resenha, quero muito mais. O primeiro livro que li de John Green foi A culpa é das estrelas e simplesmente amei, tenho certeza de que será a mesma coisa com esse.

    ResponderExcluir
  54. Queria muito esse livro, tomara que eu ganhe a promoção....

    ResponderExcluir
  55. Adorei a resenha,amei o livro A culpa é das Estrelas e estou rezando para ganhar esse,que já sinto que não vou me decepcionar :)

    ResponderExcluir
  56. eu li a culpa é das estrelas e fiquei fascinada com a delicadeza dos sonhos e a escrita simples num contexto tão triste e simplista sobre a morte, tenho certeza que O Teorema Katherine não irá decepcionar em nada

    ResponderExcluir
  57. Maluca pra ler esse livro. Meus amigos elogiam muito John Green, falando de como seus livros são pftos. Como quero esse livro.

    Beijos maisa.

    ResponderExcluir
  58. Estou super apaixonada por esse livro, preciso ler ele!

    ResponderExcluir
  59. :D Pela sinopse já sei que é um livro e tanto, quero ganhá-lo.

    ResponderExcluir
  60. Cara, to muito louca pra ganhar esse livrooo *----------------*

    ResponderExcluir
  61. Quero muito ler esse livro *-----------------* Preciso dele pra viver

    ResponderExcluir
  62. Ainda não li nenhum livro do John Green, mas quero começar por esse. Amei a resenha :3

    ResponderExcluir
  63. com essa resenha me deu mais vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  64. Só espero que ninguém morra nesse livro!
    Já li "Quem é você, Alasca?" e "Cidades de Papel", falta esse e mais um pra mim terminar de ler os livros do tio John

    ResponderExcluir
  65. Esse livro parece ser muito legal, eu virei uma grande fã do John Green, quando comecei a ler A Culpa É das Estrelas, e agora estou lendo Cidades de Papel, que é dele também e estou simplesmente amando!

    ResponderExcluir
  66. Amei a resenha, to louca pra ler esse livro. John Green está me conquistando.

    ResponderExcluir
  67. Amei a resenha, to louca pra ler o livro. John Green está me conquistando.

    ResponderExcluir
  68. Resenha muito bem feita, parabéns! Não vejo a hora de ler o livro.... Aguardando o sorteio com ansiedade.

    ResponderExcluir
  69. Nossa muito boa a resenha! O livro deve ser ótimo!

    ResponderExcluir
  70. Ainda não li nenhum livro do John Green, mas esse me interessou! ÓTIMA RESENHA!

    ResponderExcluir
  71. Adorei a resenha!
    Adore ler a Culpa é das Estrelas (me emocionei muito). Desde entao, estou adorando os livros do Jhon Green! Princilpamente esse que chamou atenção!!

    ResponderExcluir
  72. Muito boa sua resenha. Preciso muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  73. Sou louca pra ler esse livro, já me apaixonei antes de ler! Muito boa sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  74. Adorei a resenha estou louca por esse livro.
    Quero comprar todos os livro do Jhon.

    ResponderExcluir
  75. Me apaixonei pelos outros livros do John que li, espero que "O Teorema Katherine" não me decepcione...

    ResponderExcluir
  76. Desejando esse livro loucamente! Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  77. Querendo muito ler, parece uma história linda!

    ResponderExcluir
  78. Quero muito ler este livro e suas resenhas aumentam a ansiedade!! Parece ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  79. Me falaram que era um ótimo livro e depois da sua resenha sobre ele,percebi que ele realmente é bom!! Me convenceu a ler ele haha

    ResponderExcluir
  80. Me falaram que esse livro era bom e depois de ler sua resenha sobre,fiquei realmente convencido disso!!

    ResponderExcluir
  81. Adorei a resenha! Já estava com vontade de ler e depois de ler essa resenha, fiquei com mais vontade ainda. Se eu não ganhar o sorteio, eu vou ver se consigo comprar o mais rápido possível! E fiquei feliz de não ter nenhum spoiler, até porque quando eu li "A Culpa é das Estrelas" eu já sabia o que ia acontecer no final, e destruiu um pouco da emoção.

    ResponderExcluir
  82. Adorei a resenha! Já estava morrendo de vontade de ler e agora que li sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Espero que eu consiga um exemplar desse livro logo!

    ResponderExcluir
  83. Awn! Eu espero tempo por este livro. <3 Preciso de um.
    Já amo demais...

    ResponderExcluir
  84. Já li A culpa é das estrelas e , literalmente ameei , adoraria ter O Teorema Katherine , amei o blog , bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  85. Eu já li ACEDE e quero esse para continuar na linha de John Green .. ^^ Foi só ler um livro dele para querer todos e todos.

    ResponderExcluir
  86. só pela sinopse dá uma vontade imensa para lê-lo!

    ResponderExcluir