04 setembro 2013

Livro: A Herdeira do Mar

Título: A Herdeira do Mar
Autora: Ize Chi Kiohaan
Editora: - (auto publicação)
Páginas: 556
Comprar: Ebook: Amazom - Saraiva - Kobo / Físico: Site Oficial
Sinopse: Cordélia Dolphin é uma adolescente quase normal: ela e seu pai já moraram em diversos países por conta do trabalho dele, e dessa vez estão se mudando para a praia de Tamarama, uma pequena península localizada no estado de New South Wales, Austrália. Carregando um trauma por quase ter morrido afogada em sua infância e por ter perdido sua mãe antes mesmo de conhecê-la, Cordélia tenta viver sua vida, encontrando novos amigos e um possível candidato a namorado.  Seu mundo vira de cabeça para baixo com a chegada de Morgan, um rapaz misterioso que rodeia sua casa e sabe detalhes sobre ela impossíveis de um desconhecido saber. Ao completar seu aniversário de dezoito anos, a vida que conhece muda completamente: ela descobre que sua mãe era uma sereia, filha do Rei de Atlântida, o governante de todos os mares. Morgan finalmente mostra a que veio: ele é um tritão, designado a protegê-la e guiá-la desde o dia em que nasceu. Uma guerra subaquática se desenvolveu durante toda sua vida e agora é a hora de voltar e assumir seu posto de Princesa Herdeira; mas como, se sua vida humana lhe parece finalmente perfeita? Com suas barbatanas e guelras aparecendo, ela tenta continuar com sua rotina, mas as interferências de Morgan se tornam cada vez mais frequentes, e um sentimento por seu guardião pode atrapalhar todos os planos. Presa entre mitos e tradições, Cordélia terá que amadurecer como princesa e descobrir uma forma de lidar com sua nova vida, que cada vez mais se mistura à que conhecia.
Recebi o livro pela parceria com a autora e logo comecei a ler. Confesso que me assustei com o número de páginas. Por algum motivo não esperava um livro tão grande, mas a história vale cada página.

Cordélia é uma adolescente que vive se mudando por causa do trabalho do pai. Linda de morrer, a garota sempre encontra companhia por onde passa. Mais uma vez eles se mudam, dessa vez para a Austrália. Agora com uma morada fixa, Cordélia se deixa envolver mais com as pessoas e até procurar um namorado. O que ela não sabe é que ela não pertence a esse mundo. Cordélia é uma sereia e princesa do reino do mar. Além disso sua presença é imprescindível para acabar com a guerra que vem acontecendo há 18 anos e livrar seu povo de um governante tirano. Pelo menos ela não está sozinha: seu guardião, Morgan, designado a protegê-la desde que ela nasceu, está sempre a seu lado, ensinando sobre a vida do povo do mar e a treinando para assumir seu posto.

Como humana, Cordélia é aquilo que se espera de uma adolescente rica e linda: ela é popular, sempre tem tudo o que quer e conquista os garotos facilmente. Mas apesar de tudo, mão é uma garota mimada. Assistimos a menina amadurecer mais e mais ao longo do livro. A partir do momento que descobre sua verdadeira identidade e vai aceitando aos poucos suas responsabilidades, a personagem só cresce.

Agora, falando um pouco sobre Morgan... Ele é o sonho de muitas garotas por aí: lindo, forte, romântico e um guerreiro. Não é à toa que Cordélia passa boa parte do livro suspirando por ele. Me irritou um pouquinho porque ficou meio repetitivo, mas dou um desconto, afinal, se eu conhecesse alguém como ele também ficaria toda derretida.

O livro é basicamente a transição da vida de Cordélia. Completou 18 anos e bum!, sua vida perfeita mudou completamente. Ela não simplesmente 'mergulha de cabeça' (hahaha!) em sua nova vida. Precisa aprender toneladas de coisas e aceitar que precisa deixar o mundo humano. Entrando em um mundo completamente novo, Cordélia vive enchendo seu guardião de perguntas. Até que enfim um personagem que faz todas as peguntas que eu quero fazer! Na maioria dos livros os personagens descobrem que são de outro mundo, fazem uma perguntinha ou outra e só. Cordélia é toda curiosa o livro inteiro, sempre querendo saber tudo a respeito de sua espécie.

Esse novo mundo aquático é incrível! Tomando como base parte da mitologia grega, Ize não criou simplesmente sereias e tritões, mas toda uma sociedade muito bem construída, com seus costumes, tradições e história próprios. O mundo fora da água também é perfeitamente retratado pela autora, fruto, com certeza, de muita pesquisa.

Bastante drama e romance preenchem o livro e, apesar de serem poucas, cenas de ação também marcam presença. Mas acredito que no próximo livro a ação vai ser muito mais vista. Uma pitadinha de humor também se faz presente. O final deixa aquela vontade de saber como será o próximo livro, que com certeza será bem diferente. Estou muito curiosa pra ver como será a sequência da história.

É narrado em terceira pessoa, sem dar rodeios na trama. Sem muitos adornos, a capa é uma graça. O livro tem um acabamento bem simples, sem orelha e com folhas brancas. Encontrei alguns erros ortográficos e de sintaxe, mas é compreensível visto o trabalho que um autor tem com um livro auto publicado. Isso não interferiu em nada minha opinião sobre a autora e sobre o livro.

Super recomendado para aqueles que querem descobrir um mundo novo, com direito a romance, drama e guerra. É uma ótima oportunidade também para descobrir os talentos dos autores brasileiros.

Não deixem de prestigiar a autora no lançamento do livro, que acontecerá no dia 07/09 na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Confira o convite:


Lá haverá distribuição de brindes (bottons, marcadores e sacola personalizada), então não deixe de conferir! Fiquem por dentro também de novidades sobre o livro pelo site oficial aqui.

Bom, é isso aí! Até mais! (:

19 comentários:

  1. "'mergulha de cabeça' (hahaha!)"
    Ri horrores com essa rsrs

    Fico muito feliz que gostou! E nem me fale dos malditos errinhos que ficaram; devo ter revisa umas mil vezes as edições digitais (ebook e .pdf), mas na física sempre pegamos melhor. Já estou relendo e marcando os erros "sobreviventes" para corrigi-los em uma segunda edição =)

    E pode deixar que, no segundo livro, o foco será completamente diferente. Espero conseguir colocar tudo o que quero, da forma que imagino, ou correrá o risco de sair ruim ^^

    Obrigada pela resenha, flor!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  2. Necessito de ler este livro!

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A sua resenha me deixou curioso. Preciso ler esse livro! haha


    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O primeiro parágrafo me lembrou de um filme da barbie aí '-'

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha lido sobre este livro e algumas colegas me falaram sobre ele tbm, eu achei super interessante, fique bem curiosa pra saber se ele e isso tudo que me disseram, pretendo ler (:

    ResponderExcluir
  6. Estou muito curiosa a respeito desse livro. Achei a história encantadora e envolvente. Sua resenha me mostrou alguns detalhes que ainda não conhecia. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro u.u Muito legal Goxtei ^^

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler a resenha sobre o livro e deve confessar que me deixou bastante curiosa. Amo sereias e tudo relacionado a elas. Seria um máximo ganhar essa promoção.

    ResponderExcluir
  9. ACHEI O LIVRO INTERESSANTE DESDE QUE LI NO FACEBOOK QUE ERA SOBRE MITOLOGIA E COMO AMO O ASSUNTO RESOLVI PESQUISAR UM POUCO E GOSTEI DO QUE VI A ESTORIA É DIFERENTE E INTERESSANTE. ESTOU ANSIOSA PARA LER

    ResponderExcluir
  10. FIQUEI CURIOSA SOBRE O LIVRO DESDE QUE VI NO FACEBOOK QUE ERA SOBE MITOLOGIA E COMO AMO O ASSUNTO RESOLVI PESQUISAR E GOSTEI DO QUE VI. ME PARECE UMA ESTORIA DIFERENTE E INTERESSANTE ESTOU ANSIOSA PARA PODER LER

    ResponderExcluir
  11. Serei sincera: a sinopse não me chamou a atenção. Não sei se é porque ando desejando romances policiais tanto que parece que nenhum outro me chama a atenção ou se tem outro motivo.
    Comecei e ler tua resenha pra ver se me animava (como já aconteceu com outros livros)e ver que o livro é relativamente grande e que a personagem principal fica suspirando pelo carinha não ajudou em nada...
    Mas então cheguei na parte do "Tomando como base parte da mitologia grega" e comecei a me interessar pela história... Acho que não tinha dado oportunidade pros (e nem pensado nos) outros personagens.
    O fato da autora ser brasileira também me animou.
    Estou participando da promoção e espero ganhar!

    ResponderExcluir
  12. Não é bem o tipo de livro que eu costumo ler, mas parece interessante, não muito diferente... mas interessante. E é brasileiro, então... lerei se puder :D

    ResponderExcluir
  13. é impressao minha ou isso é parecido um pouco com Morte Subita?

    ResponderExcluir
  14. A historia é muito boa pelo que compreendi, espero poder ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  15. Só de ler a resenha, já fiquei curiosa em ler o livro... Sou apaixonada por essas coisas relacionados á vida marinha e, como este não poderia ser diferente achei intrigante e ao mesmo tempo assustador. Imagine se algo assim fosse real... Fantástico!

    ResponderExcluir
  16. Só de ler a resenha, já fiquei curiosa em ler o livro... Sou apaixonada por essas coisas relacionadas á vida marinha e, como não poderia ser diferente, achei a história convincente, intrigante e emocionante. Fantástico!

    ResponderExcluir
  17. Mitologia oba!
    Parece ser bem bacana também.Acho o mundo aquático fantástico e não vejo muitos livros explorando esse universo (existem , claro , mas pelo que eu vejo de novidade no mundo literário , são poucos).
    Essa autora acabou pegando uma vertente bem interessante para usar como base para uma história e , pelo que você falou , ela teve sucesso.
    Espero poder ler em breve :)

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro. Realmente uma boa capa, me chamou atenção, adorei a resenha, despertou minha vontade pra ler. Adoro obras de mitologia.

    ResponderExcluir