03 julho 2013

Livro: Um Motim no Tempo

Título: Um Motim no Tempo
Original: A Mutiny in Time
Autor: James Dashner
Tradutor: Alexandre Boide
Editora: Seguinte
Páginas: 240
Comprar: Fnac - Americanas - Submarino - Saraiva
Sinopse: Quando os amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem  no tempo - um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito - eles não têm nem ideia da guerra oculta e milenar em que estão entrando; e muito menos de que a partir daquele momento embarcarão numa jornada cheia de perigos e serão os responsáveis por salvar a humanidade. Neste volume, os garotos são apresentados aos Guardiões da História, uma sociedade secreta que remonta aos tempos de Aristóteles, e descobrem que fatos históricos importantes estão sendo misteriosamente modificados, gerando Grandes Fraturas na Terra. Com a ajuda do Anel, Dak e Sera vão viajar até a Espanha de 1492 para tentar impedir a primeira catástrofe: um navegador chamado Cristóvão Colombo está sofrendo um motim terrível e será lançado ao mar antes de conseguir chegar à América! Eles precisam ser rápidos...
Quando li a sinopse fiquei super empolgada, porque eu adoro histórias de viagem no tempo, acho fascinante! E o livro é do gênero infanto-juvenil, que eu também adoro. Acrescentando o fato de que a série é muito comparada com The 39 Clues aí que eu fiquei mais animada ainda pra ler.

Um Motim no Tempo é o primeiro livro da série Infinity Ring que conta a história dos amigos Dak Smyth e Sera Froste que descobrem o segredo da viagem no tempo e precisam partir em uma jornada ao passado para salvar o mundo presente. A primeira parada é a Espanha de 1492, onde a expedição de Cristóvão Colombo sofrerá um motim que o tirará do comando.

No contexto do livro o mundo é diferente do que conhecemos pois aconteceram, desde tempos antigos, as grandes Fraturas, acontecimento que fizeram a história da humanidade ficar 'errada'. Não gostei da explicação que foi dada sobre as Fraturas. Como eles sabem o que é uma Fratura ou não? Intuição? Aquela sensação de que algo deveria ou não ter acontecido? Bem, não me convenceu.

Outra coisa que não gostei foi que a história foi desenvolvida muito rapidamente. Mal dá tempo de digerir os acontecimentos durante a leitura. Os personagens até que são legais, mas não deu pra conhecê-los direito por causa da correria. Não sei vocês, mas prefiro uma história mais calma, com ritmo de leitura rápido, mas a história em si mais bem explicada. Nesse livro o autor vai só derramando as informações em cima da gente. A parte da batalha, por exemplo, ficou muito sem graça, não teve praticamente ação nenhuma e pensei que Cristóvão Colombo, que é citado na sinopse, teria uma participação maior.

Apesar desses pormenores gostei do livro. O final foi bem tenso e repentino. Acho que a série tem tudo para crescer se for melhor desenvolvida. O próximo livro é de um autor diferente (autora, na verdade), o que pode ser uma melhora para a história. Vou continuar lendo, com certeza.

Vocês já leram ou querem ler? O que acharam?

Até mais! (:

Série Infinity Ring

1 - Um Motim no Tempo
2 - Dividir e Conquistar (lançamento esse mês)
3 - O alçapão (previsão de lançamento para novembro deste ano)
4 - Curse of the Ancients
5 - Cave of Wonders
6 - Sem título ainda
7 - Sem título ainda


3 comentários:

  1. Mais um para minha "listinha". Eu acho tão pfto livros que envolvem, mesmo que em apenas citações, partes do passado e da História... Aquela sensação de "eu sei como e quando isso aconteceu", mesmo que as vezes os autores acrescentem "fatos". Fora que livros e filmes com viagem no tempo são tipo, perfeitos.
    Mais um amorzinho pra minha vida <3

    ResponderExcluir
  2. Nao acredito, isso fala de fatos reais ! Deve ser mt firme, to doida pra ler *-*

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando reinventam, ou melhor reconstroem a história! Por me encantar com história, sempre quando tem algum contexto histórico já fico de olho rs. Nunca li Dashner e apesar de não gostar de algumas coisas ...
    Ainda estou com vontade de lê-lo e a saga toda o/

    ResponderExcluir