27 julho 2013

Livro: O Lado Bom da Vida

Título: O Lado Bom da Vida
Original: Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Tradutor: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Comprar: Fnac - Saraiva - Submarino - Siciliano
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
Esse foi um dos melhores livros que li este ano. A sinopse a princípio não me pareceu tão promissora, mas decidi ler mesmo assim porque queria assistir ao filme com a querida Jennifer Lawrence e várias pessoas me disseram que era realmente bom.

Pat acaba de ser levado de uma instituição psiquiátrica pela sua mãe e o que ele mais deseja é reencontrar sua esposa Nikki e acabar com o "tempo separados". Mas não vai ser tão fácil. Pat não se lembra o que o fez ir para o "lugar ruim" e o que acredita terem sido somente alguns meses foram na verdade anos. Mas nem o tempo, nem o pai que se recusa a falar com ele, nem os antigos amigos que tentam esconder o que realmente aconteceu vão acabar com as suas esperanças.

Nesse livro conhecemos um dos personagens mais incríveis da literatura contemporânea. Pat Peoples nos mostra de uma maneira nada convencional que é preciso ver sempre o lado bom da vida, ter esperança, e tentar "ser gentil em vez de ter razão". Pat faz de tudo para tentar mudar e merecer sua esposa de volta. Às vezes acaba se expressando de uma maneira quase infantil, o que não me incomodou nem um pouco.

Em meio a sua batalha pra se tornar um homem melhor, Pat faz novos amigos que acabam contribuindo para que sua vida seja mais feliz. Até mesmo Tiffany, uma amiga diferente e inesperada, lhe rende bons momentos. Gostei bastante porque o livro não é triste. Na verdade os momentos triste são muito poucos.

Outra coisa legal é que, assim como Pat, não sabemos o que aconteceu com ele ou quanto tempo ele passou na instituição e isso acaba deixando aquela curiosidade, mais um motivo pra não querer largar o livro.

Narrado em primeira pessoa por Pat, O Lado Bom da Vida é uma leitura rápida, fácil e em alguns momentos divertida. Os capítulos são bem pequenos o que torna a leitura mais fluida. A única coisa que não gostei muito foram as inúmeras referências a futebol americano, sobre o qual eu sei absolutamente nada. Mas a leitura é ótima, gostei de todos os personagens (exceto o pai de Pat, que eu teria colocado pra fora de casa há muito tempo se fosse sua esposa). Recomendo o livro a todos que procuram uma leitura rápida, sem enrolações. Garanto que não vão se arrepender.
Ainda não leu o livro? Quer ler? Então participe do sorteio que está rolando aqui no blog!
Comente na resenha e ganhe mais 2 chances extras no sorteio! Mas atenção: comentários com conteúdo! Somente 'gostei', 'muito bom', 'quero ler' ou coisas do tipo não serão válidas.

46 comentários:

  1. Achei bem divertida a sua resenha... espero gostar do livro pois tbm pretendo ler... bjokassss ^^

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Preciso desse livro urgentemente, estou louco de vontade de ler porque eu adorei o filme achei uma mensagem muito bonita e interessante, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Achei a historia encantadora. Vi apenas o filme, mas tenho certeza que o livro é melhor.

    Gostei da resenha.. beijo *-*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, me deu mais vontade do que eu já estou de ler, ainda não assisti o filme, mas logo vou assim como logo ler este perfeito livro!

    ResponderExcluir
  5. Que perfeito. Onde está esse dia 14 para o resultado do sorteio?? :3 rsrsrsrs

    gostei do post. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Hey, vim avisar que marquei seu blog em um selinho;)
    Com amor, Miles
    http://depoisdo-parasempre.blogspot.com.br/2013/07/selinho-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  7. Eu já assisti o filme, não achei grande coisa, mas o livro deve ser melhor... Só não leio porque tenho 12 anos e vai que tem coisa ~inapropriada~.
    sanduichedeassunto|blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como ficou na dublagem, mas eles xingam pra caramba no filme. Não sei se você viu dublado ou legendado. Com relação ao filme o livro não tem nada demais, pode ler tranquila.
      E sim, o livro é bem melhor. (:

      Excluir
  8. Eu vi o filme e gostei muito, e tenho quase certeza de que o livro é tão bom quanto o filme. Já li o primeiro capito e fiquei com muita vontade de ler mais. Espero que com sorteio daqui eu ganhe a promoção hahaha' E parabéns pelo blog, é muito lindo ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas ele me foi muito bem recomendado por várias amigas. Gostaria muito de ter lido antes, mas acabei assistindo o filme primeiro. Excelente! Ameei o filme, é uma história fantástica, que envolve e prende. Mas ao mesmo tempo tem seus detalhes que desvendam o filme, que é preciso prestar bastante atenção para entender. É o estilo de história que precisa de mais de uma olhada, e o final é mágico, lindo, eu amei mesmo! Estou louca para ler o livro, infelizmente ainda não consegui comprar então espero muito que o sorteio me ajude haha. Zoey está de parabéns com o site, super fofo e eu já andei olhando sua estante no skoob kkkk. Pense numa pessoa que entra mais lá do que no face? sou eu, amo livros *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Primeiro: seu comentário não apareceu pq tem que ser aprovado antes, só depois que eu liberar é que aparece.

      O filme tem bastante coisas diferentes do livro, mas ambos são ótimos. Eu gostei mais do livro (geralmente sempre é assim comigo).

      Bom, boa sorte no sorteio!

      Abraço!

      Excluir
  10. Adorei o filme e estou louquinha para ler o livro. E aproveitando, parabéns pelo blog. Super fofo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Poliana! Fico feliz que tenha gostado!

      Abraço!

      Excluir
  11. Vi o filme sábado passado, gostei e ouvi muitos dizerem que o livro é bem melhor *--* quero muito lê-lo. Adorei a resenha e estou confiante no sorteio (cruzando os dedos)

    ResponderExcluir
  12. Olá Zoey, muito prazer sou Hangman, gostei muito de sua resenha, foi bem clara e direto ao ponto sem muita enrolação, me deixou interessada na história, tenho alguns amigos que leram e gostaram muito desse livro, honestamente a temática de O Lado Bom da Vida não é minha favorita pra ser sincera gosto muito de ler fantasia e isso atrapalha um pouco na hora de ler livros diferentes, ótima resenha, realmente parabéns,

    Abraços.

    Hangman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hangman! Fico feliz que tenha gostado! Também prefiro livros de fantasia, mas às vezes leio um ou outro diferentes. O Lado Bom da Vida foi um deles e não me decepcionei. Às vezes é bom dar uma variadinha nos estilos. ;)

      Abraço!

      Excluir
  13. Oiiiii Zoey! Primeiramente gostaria de agradecer por ter mandado mensagem pelo Skoob alertando o sorteio! E seguidamente, parabenizar pela resenha. Já li outras resenhas sobre esse livro e cada vez mais me encontro ansiosa para lê-lo, já que adorei o filme e a mensagem que ele tenta nos passar.
    Sua resenha é direta e oculta coisas deixando-nos com uma super curiosidade para ler, do porque o Patt foi parar na clínica e alguns outros detalhes, por exemplo.
    Parabéns!
    Beijossss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica! Não foi nada. E fico feliz por ter gostado da resenha. (:
      Boa sorte no sorteio!

      Abraço!

      Excluir
  14. Oi Zoey, obrigada por me avisar no skoob hahaha. Adorei seu resenha, fiquei com uma vontade maior ainda de ler o livro... Parabéns pelo blog, muito legal. Beijjos :))

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o Filme primeiro, então descobri que tinha o livro. Fiquei morrendo de vontade de ler e agora que li a resenha minha vontade é maior ainda *-* Se o filme já é bom, imagina o livro!

    ResponderExcluir
  16. Ownn, eu compratilho da sua opinião!
    Concordo que é engraçado em alguns momentos, é uma leitura rápida, fluída, um livro bom demais! E muito bonito!
    Também fiquei meio perdida na parte do futebol americano e com raiva do pai do Pat e triste pelo Pat ao ver a Nikki com a família nova dela no final! Mas ele tem a Tiffy né? haha!
    Beijos, adorei!
    http://macherieh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu não estava animada pra ler esse livro apesar de ter colocado na lista de 'vou ler'... Mas sua resenha aumentou um pouco minha vontade...
    Na verdade eu só queria ler porque eu tenho vontade de ver o filme e tem sempre aquele ritual de "tenho que ler o livro primeiro" XD...
    Estou participando da promoção e espero ganhar!!!
    Muito boa sua resenha!

    ResponderExcluir
  18. Eu amei a resenha do livro! Por isso estou louca pra lê-lo e espero ganhar o sorteio *u* Nunca assisti o filme, mas primeiro quero ler o livro antes de assistir.

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser muito divertido e emocionante, não pelo fato de ser triste, pois como mencionou, quase não há partes tristes, mas deve ser um grande livro. Estou com muita vontade de ler, mas ainda não tive a chance, espero conseguir no sorteio. Também não assisti ao filme ainda, pois quero ler primeiro, para ter um parâmetro, mesmo o filme sempre sendo muito diferente do livro, e muitas vezes pior. Mas, parece ser um livro fascinante e simples, que prende o autor, estou ansiosa para ler, e amei a resenha, muito divertida

    ResponderExcluir
  20. A resenha do livro me deixou ainda mais com vontade de lê-lo. Soube da História que me deixou com um gostinho de quero mas. Não assisti o filme por que é preferencial ler o livro antes, parece da queles que te puxa pra um universo novo, isso é a melhor coisa que se pode esperar de um livro. A resenha ficou ótima é bom, quero ganhar o sorteio.

    ResponderExcluir
  21. Eu amei a atuação da Jannifer no filme, foi perfeito eu amei o filme e espero amar o livro, afinal o livro muitas vezes é melhor que o filme.

    ResponderExcluir
  22. Desde que lançou eu quero comprar, ele me encantou *--*
    BeijoBeijo

    http://gabriela-amorim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Desde que lançou o filme estou louca pra ler o livro *--* Li muitas resenhas positivas e tô torcendo pra ser sorteada! Amo o blog e as resenhas. Zoey, vc tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Letícia!

      Boa sorte no sorteio! (:

      Abraço!

      Excluir
  24. Esse livro deve ser demais , kk' queria mto ganhar , e Zoey se eu postar o banner em uma pagina do facebook , q eu posto valerá ?

    ResponderExcluir
  25. Eu morro de vontade de ler e assistir ao filme! Minha melhor amiga já assistiu e adorou; pelo trailer, deu pra sentir que o filme é leve e gostoso de assistir. Mas antes preciso conhecer a história a fundo (para poder criticar a adaptação cinematográfica) e só posso fazer isso lendo, certo? Enfim, o livro está num preço bem modesto e tenho o dever de tê-lo. Quem sabe daqui a algumas semanas? hahaha

    P.S. Parabéns pela resenha e o blog! Gostei demais do jeito que escreve. E esse "garanto que não vai se arrepender" me fez querer ter o livro em minhas mãos agora mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado!

      Abraço! (:

      Excluir
  26. Eu assisti o filme mas nunca li o livro. Sua resenha ficou MUITO BOA! Sério, mais um livro na minha coleção de "vou ler com certeza"

    ResponderExcluir
  27. Já li várias resenhas com relação ao livro e em várias delas os autores dizem que o livro é um pouco diferente do filme, e bom, eu vi o filme primeiro, e estou curiosíssima para lê-lo, visto que eu simplesmente AMEI o filme. No filme, achei o Pat super fofo, e a Tiffany muito louca sjadhjkhdjsdh adorei o final, acho que todos sabem do que estou falando (tentando não dar spoilers hehe). Como já me falaram que o livro é melhor que o filme (o que na maioria das vezes acontece) estou me roendo de vontade de vê-lo hehe adorei a resenha, bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um pouco não, é muito diferente! Mas ambos são bons.
      Realmente a Tiffany é bem mais louca no filme. Adorei ela!

      Abraço!

      Excluir
  28. Eu comecei a ler o livro e achei um máximo,Eu estou cada vez mais impressionada com o livro de tão bom que ele é....Amei a resenha!!! Parabéns pelo blog!
    Abraço!
    Visite meu blog: http://otakusversionbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. A história do Pat é demais!
    Eu gosto do jeito esquisitinho dele de ver as coisas , as conversas com o psicólogo ... As referências a futebol americano me irritaram também , não sei nem de futebol brasileiro , quanto mais americano.

    E o filme também é super bacana apesar de ser diferente do livro.Muita gente reclamou do fato da Jennifer ter levado o Oscar , mas achei relativamente merecido.Fazer um papel com o da Tiffany não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
  30. um dos livros que quero ler esse ano , fiquei fascinada com o filme e a imperfeição tão humana dos personagens não é só um romance é um romance de Humanos sem utopias baratas
    me lembrei muito de uma musica de clarice Falcão " de todos os loucos do mundo eu quis você porque a sua loucura parece um pouco com a minha"

    ResponderExcluir
  31. Esse é um dos livros que está na minha lista de desejados, também prefiro ler o livro primeiro para depois assistir o filme. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler este livro!

    ResponderExcluir
  32. Muito boa a resenha, estou desejando demais este livro!

    ResponderExcluir

  33. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir