15 julho 2013

Livro: Nuvem da Morte

Título: Nuvem da Morte
Original: Death Cloud
Autor: Andrew Lane
Tradutor: Débora Isidoro
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Comprar: Siciliano - Saraiva
Sinopse: Em Nuvem da Morte, primeiro volume da série O Jovem Sherlock Holmes, Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto de pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas londrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha.


Foi do nada que me deu vontade de ler mistério. Na verdade não realmente do nada.  Li resenhas muito positivas dos livros da série O Jovem Sherlock Holmes no blog Cultivando a Leitura (acho que já mencionei o quanto adoro as resenhas da Yasmin) o que me despertou a curiosidade pelo gênero.

Na Inglaterra de 1800 e alguma coisa, Sherlock Holmes é um garoto de 14 anos que acaba de entrar de férias, mas para sua decepção não poderá passá-las com a família. Terá de ficar na casa de seus tios de quem nunca tinha ouvido falar, mas ao contrário do que pensa essa estadia não será nada monótona. Em seus primeiros dias Sherlcok conhece um garoto de rua, Matty, com quem acaba fazendo amizade.  O amigo conta como viu uma misteriosa nuvem sair pela janela de uma casa onde um corpo havia sido encontrado. Alguns dias depois o próprio Sherlock encontra outro corpo no mesmo estado lamentável em que o anterior estava. Levado nada mais do que pela curiosidade, o garoto começa a investigar e acaba descobrindo algumas pistas que o levarão a uma trama muito perigosa onde sua vida estará em risco. Muita gente pode pensar: ‘Um garoto de 14 anos vai desvendar sozinho um mistério desses com ameaças de morte é impossível’. É pode ser, mas Sherlock não está sozinho. Ele conta com a ajuda de seu tutor Amyus Crowe, que não faz pouco caso da história dele e suas pistas.

Vivemos num mundo moderno com todo tipo de tecnologias à disposição e ver os recursos antiquados usados para investigação (e também para se cometer os crimes) é bem legal. Por isso gosto de livros que se passam num passado mais distante. Ver as coisas sendo feitas de uma maneira mais complicada me deixa mais feliz por viver nessa época.

Com um mistério simples e muito fácil de acompanhar vamos, aos poucos, encaixando as peças do quebra-cabeças. Repleto de aventura, Nuvem da Morte é o primeiro caso do famoso Holmes. Nesse livro vemos que ele não foi sempre o super detetive, mas suas habilidades investigativas no geral vão se desenvolvendo aos poucos. No entanto Sherlock é sim um garoto muito inteligente, que pensa rápido e tem um alto senso dedutivo. Todas essas características contribuirão para que ele se torne o maior detetive de todos.

Em terceira pessoa, o livro tem um ritmo bom de narrativa, com uma apresentação geral dos personagens principais e suas situações no começo, sem ficar chato, uma trama com desenvolvimento fluido e um desfecho sem rodeios demais e sem deixar pontas soltas.

O livro é voltado para o público juvenil, mas recomendo a todos que gostam de mistério. E para os que já são fãs do grande Sherlock, saber como começou a vida profissional do exímio detetive pode ser bem interessante. Bom, acho que é isso.

Até mais! (:

Série O Jovem Sherlock Holmes
1 - Nuvem da Morte
2 - Parasita Vermelho
3 - Gelo Negro
4 - Fire Storm (não lançado no Brasil)
5 - Snake Bite (não lançado no Brasil)


4 comentários:

  1. Ah, esse livro deve ser uma delícia. Já sou fã do Sherlock, ver ele em uma trama mais juvenil deve ser muito bom, porque deve ser leve mantendo a aura de mistério. :)
    Curti!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser ótimo. Se eu fosse julgar pelo nome já leria ele com certeza hahahahaha. Bom, hora de começar a procura-lo.

    Beijão

    aritanaturquete.blogspot.com
    www.facebook.com/meuinteriorinfinito

    ResponderExcluir
  3. Esse livro tá na minha lista já faz um tempo! haha, meu irmão apareceu com o Parasita Vermelho aqui em casa esses dias, mas ainda não li porque vou ler Nuvem da Morte primeiro... Adoro mistério =)

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do filme e da história, esse livro entrou pra minha lista pouco tempo! Gostei da resenha, despertou mais vontade de ler.

    ResponderExcluir