19 junho 2013

Sobre o autor: Rick Riordan

Estreando coluna nova hoje! A 'Sobre o autor' traz a biografia, curiosidades e publicações de escritores que são muito queridos mundialmente. E o primeiro é o nosso querido tio Rick. Confiram!

Nome completo: Richard Russell Riordan Jr.
Nascimento: 5 de junho de 1964, em San Antonio - Texas
Família: esposa Becky; filhos Haley e Patrick

Rick Riordan é um famoso escritor norte-americano autor da série best-seller Percy Jackson os Olimpianos.

Riordan frequentou a Alamo Heights High School, trabalhou como editor no jornal da escola e ganhou o terceiro lugar do estado no UIL de escrita. Começou a faculdade na North Texas State, mas depois se transferiu para a University of Texas, em Austin. Se formou em Inglês e História.

Os primeiros livros que se lembra de ler lido por diversão foram os da trilogia O Senhor dos Anéis. "Eu provavelmente li umas 10 vezes". Também gosta de mitologia grega e nórdica desde o ensino fundamental. Leu principalmente livros de fantasia e ficção científica no ensino médio e se interessou por mistério quando foi para a faculdade. Começou a escrever quando estava no ensino fundamental. A primeira história que mandou para publicação foi quando tinha 13 anos, mas ela não foi publicada. Seus primeiros trabalhos publicados foram dois contos na revista literária UTSA.

Seu primeiro trabalho de período integral foi como professor em New Braunfels, Texas. Depois disso, ele e a esposa se mudaram para San Francisco. Viveram lá por 8 anos e Rick lecionou no Presidio Hill School. Então tiveram seus 2 filhos, Haley e Patrick, e se mudaram de volta para San Antonio. Ensinou na Saint Mary's Hall (Inglês e estudos sociais, 6ª a 8ª série) por 6 anos, então parou de lecionar para se tornar um escritor em tempo integral. Ensinou mitologia quase todo ano que foi professor. Era seu assunto favorito e os alunos também gostavam.

Rick vive atualmente com sua esposa e filhos em Boston.

Perguntas e respostas

Livro favorito que escreveu: essa uma uma pergunta difícil para um escritor. É como perguntar qual é seu filho favorito. Eu gosto de todos eles por diferentes razões.

Personagem favorito em seus livros: também difícil de responder! Provavelmente Grover ou Tyson porque é muito divertido escrever sobre eles.

O que faz no tempo livre: gosto de ler, nadar, tocar guitarra e viajar com minha família. Também gosto de jogar videogames com meus filhos (World of Warcraft ou jogos de Wii).

Curiosidades:

- Seu filho Haley foi diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e um dos únicos assuntos que lhe interessavam era a mitologia grega. Haley insistia para que seu pai lhe contasse histórias baseadas na mitologia grega e foi aí que Rick criou Percy Jackson: um garoto de 12 anos que descobre ser filho de um deus grego. Depois de ter terminado de contar a história (o que levou 3 noites) o filho lhe pediu que a escrevesse em um livro.

- Quando jovem, Rick queria ser guitarrista. Ele até começou a faculdade estudando música, mas depois acabou desistindo.

- A ideia do Acampamento Meio-Sangue surgiu de um acampamento de verão onde Rick trabalhou por 3 anos como diretor musical.

- Quando estava no ensino fundamental Rick teve problemas por publicar um jornal que tirava sarro da escola, especialmente do time de futebol, que acabou jogando ovos em seu carro.

- Seu sobrenome é pronunciado Rye'-er-dan. Clique aqui, se quiser ouvir a pronúncia.

Premiações:
Mark Twain Award por O Ladrão de Raios (em 2008) e por O Mar de Monstros (2009)
Rebecca Caudill Award por O Ladrão de Raios (em 2009)
School Library Journal’s Best Book por A Pirâmide Vermelha (em 2010)
Children’s Choice Book Awards: Escritor do Ano (em 2011)

Obras publicadas:
(Clique nas imagens para visitar a página do livro no Skoob)

Série Percy Jackson e os Olimpianos (Editora Intrínseca)



Série As Crônicas dos Kane (Editora Intrínseca)

      

O Filho de Sobek (Editora Intrínseca, disponível somente em e-book)



Série Os Heróis do Olimpo (Editora Intrínseca)

        

Obs.: o lançamento de The House of Hades (A Casa de Hades), 4º livro da série, está previsto para outubro deste ano, tanto nos EUA quanto no Brasil.

Obs. 2: tem promoção de Os Diários do Semideus aqui no Blog. Clique aqui para saber como participar.

The 39 Clues (Editora Ática)
Somente o primeiro livro da série é escrito por Rick Riordan. Para conhecer o restante da série clique aqui.



Série Tres Navarre (Editora Record)
Somente o 1º livro foi publicado no Brasil.

      
    

Cold Springs (Editora Record)


Todos os textos deste post foram traduzidos por mim. Se for reproduzi-los dê os devidos créditos.
Fontes: Famous AuthorsSite Oficial de Rick RiordanWikipedia


12 comentários:

  1. Amei o post, Zoey!
    Fala sobre um dos meus escritores favoritos, e eu gostei das curiosidades (muitas eu ainda não sabia!)

    O seu blog é perfeito, e eu me identifiquei no exato momento em que o encontrei através da página da Lina. Sempre fui uma "ratinha de biblioteca" e meus pais até chegavam a ponto de dizer "Menina! para de ler um segundo!!"

    Tive que tomar muita coragem pra escrever esse comentário, pois sou um pouco tímida e normalmente sou leitora fantasma de praticamente todos os blog's e fanfic's que leio... Mas eu vi que suas postagens não conseguem alcançar muitos comentários mesmo com a ajuda da Lina de publicar na página do facebook sobre elas. Poxa! Decidi que agora vou virar uma leitora assumida e já me comprometi a comentar o quanto eu puder aqui no blog >w<...
    Você acabou de ganhar uma fã, viu?

    Beijos, até mais ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico muito feliz por ter gostado do blog! É muito bom saber que os leitores estão gostando dos posts. Continue visitando e comentando. Você será sempre bem-vinda!

      Abraço!

      Excluir
  2. Sempre quis conhecer o autor da minha série favorita <3

    http://clichesdegarota.blogspot.com.br .

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! O Tio Rick é de longe meu escritor favorito. Dele só não li a série Tres Navarre e Cold Springs. Sou super fã.

    Kisses,
    Hannah - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei o post Zoey! É ótimo saber mais sobre um dos meus autores preferidos ^^
    BJs

    ResponderExcluir
  5. own, amo o tio Rick, melhor de todos! :3

    ResponderExcluir
  6. Amo ele, espero conhece-lo um dia ! *----*

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu amo o Tio Rick, os livros dele são completamente maravilhosos ><

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Gostei de saber um pouco mais sobre o tio Rick, que é um dos meus escritores favoritos! (tipo ele toca guitarra cara!) Esse blog é muito bom. Parabéns Zoey!

    ResponderExcluir
  9. TIO RICK!!!!!!!!! :D

    Devemos muito ao filho dele por ter pedido que a história do Percy virasse livro , nossa vida sem o Percy ... Não seria nada :)

    Tio Rick é provavelmente o escritor mais descontraído e divertido de todos , rio demais com os tweets dele! :D

    Como sua promoção de "Diários de Semideus" já acabou e Casa de Hades já foi lançada , tendo até previsão pra Blood Of Olympus (Outubro 2014) , já dá pra dar uma atualizada no post.

    Mas adorei a sua ideia de fazer uma coluna "Sobre O Autor" , nunca vi isso em outros blogs (nunca parei pra procurar também , mas enfim).

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Amei o post!
    Quero que continuem a publicar a Série Tres Navarre aqui no Brasil T.T

    ResponderExcluir