14 junho 2013

Livro: A Culpa é das Estrelas

Título: A Culpa é das Estrelas
Original: The Fault in Our Stars
Autor: John Green
Tradutora: Renata Pettengill
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Comprar: Americanas - Siciliano - Saraiva - Submarino
Sinopse: A Culpa é das Estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Difícil falar desse livro que é tão comentado por aí. Não faz muito meu tipo, mas resolvi ler por conta do enorme sucesso que fez e porque estava super curiosa para conhecer o famoso John Green.

Hazel é uma adolescente de 16 anos em estado terminal de câncer. Em uma das reuniões de um grupo de apoio para crianças com câncer ela conhece Augustus Waters, um cara gato que a fica encarando a reunião toda. Até aí tudo bem, qual o problema de olhar pra alguém e se já interessar? Mas achei que eles criaram uma ligação um com o outro muito rápido. Não acontece assim, do nada já na primeira conversa. Mas tudo bem, vamos continuar.

A história é boa e mostra o dia a dia deles: passando o tempo jogando videogame, falando sobre livros e várias vezes fazendo graça sobre a doença. E eles filosofam demais! Principalmente o Gus com todas aquelas metáforas.

Achei legal a trama com o escritor do livro que a Hazel tanto ama. É o que tem de mais câncer free na história. Ela ama o livro e precisa saber o final dele independentemente de estar morrendo.

Não conheço ninguém que teve câncer, então não sei ponderar se essa parte do livro foi corretamente representada. Me pareceu que eles aceitaram bem demais a doença, a morte e nem se preocupavam com quanto tempo ainda tinham. A Hazel sabe que não vai se curar, que vai morrer de câncer um dia mas parece não se importar tanto com quando isso vai acontecer.

A narrativa é em 1ª pessoa, com a Hazel contando a história. É uma leitura de ritmo rápido e achei que representou bem os adolescentes. Tem um toque nerd que é muito legal. Já tinha um palpite sobre o final, então não me surpreendeu. Chorei pra caramba, o que não acontece tão frequentemente nas minhas leituras.

Se você procura somente um romance comum de adolescentes, não leia. Esse livro é mais que isso: 2 adolescente nerds, com câncer e com um humor negro incrível que decidem ficar juntos mesmo sabendo que a doença os separaria algum dia.

E vocês, já leram? O que acharam? Me contem nos comentários!

Até mais! (:

37 comentários:

  1. Eu amei esse livro, é muito perfeito. A história não é como em outros livros que mostram o câncer é romântico, mas não aquele romântico que dá vontade de vomitar, chorei rios quando li :3

    ResponderExcluir
  2. Eu to lendo estou na metade do capitulo 5 e estou amando!!

    ResponderExcluir
  3. Eu chorei tudo oque tinha pra chorar na minha vida lendo isso

    ResponderExcluir
  4. Amei demais esse livro. Apesar de não gostar da Hazel, o jeito como John Green aborda o câncer mexeu muito comigo. Recomendo demais!!

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro e chorei muito. Mas sabe? Eu leria até a lista de compras do John Green!!! Você já resenhou o Teorema de Katherine? Esqueci o resto do título... Estou procurando opinião parecida com a minha para ver se pego para ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samantha! Ainda não li O Teorema Katherine, mas espero ler logo pois adorei a escrita do John. Assim que eu ler posto resenha.

      Abraço!

      Excluir
  6. Sou apaixonada por esse livro (e pelo John Green em geral). Também chorei muito, o que não é comum nas minhas leituras... "A Culpa é das Estrelas" é um daqueles livros que marcou a minha vida.

    Kisses,
    Hannah - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Com todo mundo falando do John Green estou super curiosa pra ler. Eu não gosto muito de romance, li Anna e o beijo francês só por curiosidade também e foi uma decepção, apesar de todas as resenhas positivas no skoob.

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ler e não tive muita esperança de que o livro fosse bom, parecia que ia ser um romance qualquer, mas depois fica bem melhor. Eu sabia que um dos dois acabaria daquele jeito no final, mas não sabia qual. Chorei muito D'=

    ResponderExcluir
  9. Acho o livro literalmente perfeito, gostei bastante. A única coisa que não gostei, foi do final.
    Poxa, tio Green...
    Porém, tirando isso.. Foi um livro que me fez sentir bastante, pensar sobre bastante coisas e que se tornou um de meus preferidos.
    Achei fantástica a ideia dele em relação ao remédio, seria realmente bom um remédio daqueles...
    Tô louca para ler "Quem é você, Alasca?" e "O Teorema Katherine".

    JMDI
    MTP

    ResponderExcluir
  10. Já li esse e O Teorema Katherine, gostei muito dos dois. A Culpa é das Estrelas te leva a pensar em muitas coisas, refletir sobre tudo. Acho que a conformidade deles com a morte é o que toca mais, mesmo sabendo que pode não retratar as pessoas com câncer. Eu gosto muito do humor com a qual eles tratam a doença. A história em si é linda, tão linda que até chorei e isso nunca tinha acontecido comigo. Demonstra que não somos as únicas pessoas a ter problemas na vida. Mostra como temos o poder de estragar ou de melhorar todos os instantes vividos. Devemos viver o que tiver pra ser vivido como se fossem infinitos. A ÚNICA DIFERENÇA É QUE ALGUNS INFINITOS SÃO MAIORES QUE OUTROS :)

    ResponderExcluir
  11. "Larissa-Filme" Esse livro é muito bom!!! Chorei e ri tanto com o Gus e a Hazel. =D

    ResponderExcluir
  12. Eu amei esse livro, o li em 1 dia.. é simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  13. muito lindo o livro (: perfeito nao tem palavras u-u

    ResponderExcluir
  14. Um dos livros mais perfeitos que eu já li *-*

    ResponderExcluir
  15. Perfeito esse livro, um dos meus favoritos *u*

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do livro, mas em relação ao que todo mundo fala eu esperava mais. Acredito ter entendido o final, mas admito que me decepcionei. A história no geral é boa, achei legal a forma que ele usou pra mostrar o câncer. Também achei que tudo acontece muito rápido. Mas eu gostei, e o Gus, ah o Gus... rsrs

    ResponderExcluir
  17. Eu simplismente amei esse livro! Assim como você, chorei muito, achei a história realmente emocionante e muito bonita. O melhor livro que já li, com toda a certeza.

    ResponderExcluir
  18. Eu não leria... Não gosto de livros tristes ( por mais romance que tenha ) ... Sempre ouço falarem desse livro!Obrigada por ser tão sincera em relação a ele... Adorei a resenha e o blog ^^

    ResponderExcluir
  19. Amei o livro, é muito bom, é meio triste e ao mesmo tempo engraçado, a história é muito emocionante, achei meio rápido a parte do romance, mas mesmo assim o livro é excelente, um dos que eu mais gostei de ler. Parabéns pela ótima resenha ^^

    ResponderExcluir
  20. Pela forma como falaram desse livro, achei que fosse um pouco mais supreendente

    ResponderExcluir
  21. Estou louca para ler esse livro. LOUCA! rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Amei muito esse livro, principalmente pelo fato de John Green não o tratar como um romance melancólico e trágico, claro que tem um pouco disso no livro, mas ele retrata a doença, Câncer, não como todos os outros, como uma doença que lhe rouba a vida e você tem que se entregar a ela, ele retrata de uma forma divertida, a própria Hazel é divertida em relação a isso, ela sabe que ela é o Câncer, ela se transformou nele, mas mesmo assim não deixa de viver a vida como merece ser vivida, é por isso que John Green é um dos meus autores favoritos, é um grande escritor, e amei muito sua resenha Zoey! <3

    ResponderExcluir
  23. Esse livro é maravilho, incrível, perfeito, apaixonante, angustiante, triste, divertido, e superou barreiras. Esse livro abriu meus olhos para novas leituras, pensei que seria um livro previsível mas... EU ESTAVA ERRADA! Nossa como eu estava erada. A culpa é das estrelas é meu livro favorito, que abriu meus olhos para o mundo, me fazendo pensar que tudo o que eu faço pode ser o ultimo ato de minha vida! E que devo viver intensamente cada minuto como se fosse o ultimo da minha vida sem me arrepender. Ler esse livro foi a primeira escolha certa da minha vida :)

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li, mas falam tanto e tão bem desse livro que já entro na minha lista de leitura agora só falta o dinheiro para comprar aushuahs.

    ResponderExcluir
  25. A mãe de uma amiga minha trabalha no INCA (Instituto que trata de câncer) e ela falou que o livro não está 100% correta mas a intenção do John não foi tratar profundamente todos os sintomas do câncer e etc , ele apenas escolheu uma doença terminal qualquer pra que a Hazel tivesse

    Mas mesmo assim a história vale a pena .... O fato deles saberem que tem pouco tempo e cada um se propor a conhecer o universo do outro e passar o que eles passaram juntos ...
    Espero sinceramente que no filme eles captem bem essa delicadeza , porque pelo elenco eu já me desanimei , espero que o John esteja fazendo as escolhas certas.

    NÃO TEM COMO NÃO CHORAR você acaba se apegando de alguma forma aos dois ... Só de lembrar já me bate uma tristeza e uma saudade :')

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é um dos melhores livros q eu já li c:

    ResponderExcluir
  27. O livro foi muito bom durante todo o tempo, mas achei o final meio decepcionante, mais estou ansioso para ver o filme u.u

    ResponderExcluir
  28. Sou apaixonada por esse livro, justamente como o autor expõe os personagens, mesmo com câncer, sabendo da morte, eles conseguem sempre fazer um outro lado da vida. É como um tapa, costumamos reclamar tanto da vida, e esquecemos que outras pessoas passam por situações muito piores.
    A leitura é bem envolvente, outro fator que me fez devorar esse livro. Também chorei bastante, e n sou de chorar em livros, mas nesse não tem como rs.

    ResponderExcluir