25 junho 2013

Livro: Anjo Mecânico

Título: Anjo Mecânico
Original: Clockwork Angel
Autora: Cassandra Clare
Tradutora: Rita Sussekind
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Comprar: Americanas - Siciliano - Saraiva - Submarino
Sinopse: Anjo Mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Clare. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.



Anjo Mecânico é o primeiro livro da trilogia As Peças Infernais, prequel da série Os Instrumentos Mortais. A história se passa no ano de 1878 e narra sobre Tessa Gray, uma garota de 16 anos que viaja de Nova York para Londres para morar com seu irmão, Nate. Lá, Tessa é apresentada ao Mundo das Sombras de uma forma não muito atrativa.

Quando chega a Londres Tessa descobre que é uma Transformadora. Ela consegue se transformar em qualquer pessoa (desde que já tenha pegado algo pertencente a essa pessoa). Obviamente a garota fica assustada com seu poder e sem entender como isso era possível. Quando conhece o Caçador de Sombras, Will Herondale e é levada ao Instituto, Tessa se descobre envolvida numa trama muito maior do que ela poderia imaginar e ao que tudo indica o desaparecimento de seu irmão também é parte da história. Sem ter para onde ir, Tessa se alia aos Nephilim para investigar a história e tentar encontrar seu irmão.

Todo o mistério é bastante envolvente e deixa a gente com curiosidade para desvendar toda a história. Cada pista que os Nephilim descobrem e cada passo que dão em direção ao vilão deixa o livro mais rico. O romance não foi nada de surpreendente, a garota ingênua se apaixona pelo garoto 'malvado'. Porque nunca fazem ela se apaixonar pelo 'certinho'? Isso irrita às vezes, mas tudo bem.

Com seu jeitinho de bad boy, Will Herondale foi o personagem que me deixou mais intrigada. No começo pensei que era só mais um cara que se achava melhor que todo mundo, mas que depois iria acabar mudando seu jeito por causa de seu amor por Tessa. Estava redondamente enganada. Existe muito mais a respeito de Will do que foi mostrado em Anjo Mecânico e espero que no livro seguinte seja mais explorada a história dele.

Achei interessante que a Tessa não tenta se passar por heroína. Se alguém manda ela correr, ela corre. Claro que ela precisa lutar pra se defender às vezes, mas ela sabe que não é uma guerreira.

Para quem leu Os Instrumentos Mortais é impossível não fazer comparações e perceber a semelhança entre personagens das duas séries, o que não me agradou muito. Uma coisa que gostei, e que não foi surpresa alguma, foi o aparecimento de nomes e personagens de OIM.

O básico do Mundo das Sombras é todo explicado em Anjo Mecânico, então mesmo quem não leu OIM consegue acompanhar a história tranquilamente. Achei até que explicou melhor sobre quem é parte do Submundo, sobre os demônios e os Caçadores de Sombras.

O livro não é tão bom quanto os de OIM, mas só pelo fato de ser o mundo de Caçadores de Sombras já vale a pena ler. A história é bem construída e a narração em terceira pessoa flui muito bem. Só demorei para ler porque fiquei enrolando.

Já leram? O que acharam? Comentem!

Até mais! (:

Trilogia As Peças Infernais

1 - Anjo Mecânico
2 - Príncipe Mecânico
3 - Princesa Mecânica (previsão de lançamento no Brasil para o segundo semestre deste ano)


5 comentários:

  1. Primeiro livro... Achei a resenha brilhante. Apesar de não achar o livro tão interessante nesse momento, pois não bateu aquele tipo de livro que eu realmente irei gostar rs. Mas eu já tinha lido a resenha sobre principe mecanico e achei que ele é mais interessante do que esse, sei lá, os acontecimentos nele são interessantes. Poderia até ler. Mas primeiro o 2, depois o 1 k. Estou esperando princesa mecanica, será q será bom? Espero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!
      Talvez lendo Os Instrumentos Mortais antes você se envolva com a história. Acho que ele deixa o mundo dos Caçadores de Sombras mais convidativo.
      Ah! Obrigada pelo elogio!
      Abraço!

      Excluir
  2. Parece ser bem interessante, espero ter a oportunidade de ler ele.

    ResponderExcluir
  3. estou doida pra ler esse livro \o/ mais cad o dinheiro pra comprar ? u_u

    ResponderExcluir