31 maio 2013

Livro x Filme: A Hospedeira

Oi, como vão? O post de hoje vai ser sobre aquela velha história de comparar livro com filme. E o escolhido foi A Hospedeira, de Stephenie Meyer. Confira sinopse do livro e do filme.
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Melanie (Saoirse Ronan) e Jared (Max Irons) foram feitos um para o outro. Esta seria mais uma história de amor, se não fosse um detalhe: estamos no futuro, e a humanidade está quase extinta. A Terra foi invadida por alienígenas que controlam a mente e corpo dos humanos. Melanie e Jared são os últimos humanos que lutam para sobreviver. Até que Melanie é capturada pela Buscadora (Diane Kruger), que usará as lembranças de Melanie para localizar o esconderijo dos humanos. Para não revelar o esconderijo Melanie ocupa a sua mente com visões do homem que ama, desviando a atenção de Peregrina, que incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, começa a se sentir intensamente atraída por Jared.
Pra começar, eu adorei o livro. Quando foi lançado nem me interessei a ler, mesmo sem saber sobre o que era a história, mas quando já estava quase lançando o filme eu decidi ler. A Stephenie criou uma história muito melhor do que Crepúsculo.

Também gostei do filme. É claro que não foi tão bom quanto o livro. Não dá pra entupir todos os detalhes em 2 horas e uns minutinhos, mas pra um filme achei que ficou bom. Gostei muito da maneira como a Melanie se fez presente dentro da cabeça da Peg. E achei que a personalidade dela foi bem fiel ao livro. A dela e de todos os personagens.

Agora as críticas (que sempre são mais do que os elogios, não sei porque...). Idades: o Jamie é muito novinho! No livro ele tem 14 anos, mas aquele do filme não poderia ter mais que 12. E cadê o Jared de 36 anos? Aquele cara não tem nem 30... É claro que uma adolescente com um cara de 30 e tantos anos não seria tão chamativo num poster de filme, mas queria que tivesse sido assim. Quando estava lendo eu não conseguia imaginar o Jered com quase 40 e queria que o filme me tivesse feito ver isso. Mas foi só um detalhe, não interferiu na história em si.

A Buscadora era muito alta pro meu gosto. No livro a Peg vivia comentando como ela era baixinha e no final a hospedeira dela ficou boazinha sendo que no filme ela era uma chata.

Uma parte que realmente senti falta no filme foi o futebol. Acho que tinha que ter aparecido pra quebrar um pouco a tensão.

A Peg se abriu pro Ian com muita facilidade. No livro ela custa a perceber que gosta dele. Mas entendo que no filme tudo tem que acontecer mais rápido.

Minha última crítica, prometo! A hospedeira da Peg no fim. Queria que ela fosse loirinha como no livro. Mas pelo menos ela respeitou o quesito altura e é baixinha como no livro.

Recomendo tanto o livro quanto o filme. Acho que mesmo quem não leu e assistiu ao filme deu pra entender a história direitinho, sem ficar boiando.

Vocês já leram ou assistiram ao filme? Me contem nos comentários!

Até mais! (:

6 comentários:

  1. olá te indiquei a uma tag, espero que responda, bjs.

    http://bombons-de-chocolate.blogspot.com.br/2013/05/tagselinho1-onze-questoes.html

    ResponderExcluir
  2. Tentei ler A Hospedeira há quatro anos atrás, mas desisti no meio do caminho. Achei a história entendiante. Depois disso, nunca mais tive coragem de tentar ler - salvo quando o filme foi lançado, mas a empolgação passou rapidinho quando eu comecei a ler o primeiro capítulo e me lembrei da primeira experiência frustrante com o livro! hahaha Nem tive vontade de ir no cinema assistir o filme. Se eu praticamente dormir em cima do livro, imagine na sala de cinema, Zoey? hahahahah Adorei sua resenha.

    Abraços!
    Samuel Cardoso,
    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel! Obrigada pelo comentário e pelo elogio.

      Visitei seu blog e estou participando da promoção A Seleção *-*

      Abraço.

      Excluir
  3. Mas gente... A Mel do livro é completamente diferente da Mel do filme!
    A primeira é forte e quase nunca consegue dominar a Peg. A Segunda é uma toda hora toma o controle!
    E as almas não alteram tão drasticamente a cultura humana. Os Buscadores deviam ter carros policiais e uniformes policiais. Salvo aqueles que agem como detetives, tipo "A Buscadora" que só vestia PRETO.
    Mas minha maior decepção foi não ter visto pele branca com sardas douradas num rostinho nada ameaçador e cachinhos louros.
    Resumindo Percy Jackson ficou mais parecido com o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo quanto a Mel tomar o controle muito facilmente, realmente não era assim no livro. Também senti falta do rostinho nada ameaçador e cachinhos louros, mas achei que pra um livro grande daquele jeito ele foi bem adaptado.Não achei PJ mais parecido não :S
      Abraço!

      Excluir
  4. SUA OPINIÃO É EXATAMENTE IGUAL A MINHA!!!!!!!
    Eu também achei que a Peg se apaixonou muito rápido pelo Ian , mas acho que foi pela situação: você tá ali , vivendo refugiado e longe dos seus semelhantes , acaba que qualquer demonstração de afeto é bem vinda.
    A idade tinha que ser mudada mesmo pra poder atrair mais pessoas a ver o filme.Eu li há bastante tempo o livro e não lembrava desses pequenos detalhes como altura da Buscadora e cor dos cabelos do novo corpo da Peg , então isso não me incomodou.

    Na verdade a hospedeira dela não ficou boazinha.A humana que ela habitou era uma boa pessoa e a hóspede é que era vingativa e controladora.Assim que ela se viu livre daquele alien e ganhou de volta seu corpo todos puderam ver o verdadeiro eu dela.Estava lá o tempo todo , só que "abafado".

    Mas no geral o filme ficou bem fiel , gostei bastante :)

    ResponderExcluir