15 maio 2013

Livro: Jogador Nº 1

Título: Jogador Nº 1
Original: Ready Player One
Tradutora: Carolina Caires Coelho
Páginas: 464
Editora: Leya
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cia. dos Livros - Submarino
Sinopse: O ano é 2044, e o mundo real está numa terrível situação. Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS - uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas. E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o criador do OASIS escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme fortuna - e um poder muito grande - aquele que conseguir desvendá-los. Durante anos, milhões de pessoas tentaram, sem sucesso, encontrar esse prêmio, sabendo apenas que os enigmas de Halliday se baseiam na cultura pop da época que ele adorava: o fim do século XX. E, durante anos nessa busca, milhões descobriram outra válvula de escape, estudando de modo obsessivo os símbolos de Halliday. Como muitas pessoas, Wade discute os detalhes da obra de John Hughes, joga Pac-Man e canta as músicas do Devo enquanto ganha terreno no OASIS. E então Wade encontra o primeiro desafio. De repente, o mundo todo se volta para acompanhar seus passos, e milhares de competidores se unem na busca - entre eles, jogadores poderosos e dispostos a cometer assassinatos para tirar Wade do caminho. Agora, a única maneira de Wade sobreviver e proteger tudo que ele conhece é vencer. Mas, para isso, talvez tenha que deixar para trás sua perfeita existência virtual e encarar a vida - e o amor - no mundo real do qual ele sempre fugiu desesperadamente.
Oi gente! Como vão? Hoje venho falar um pouco sobre um dos meus livros preferidos que acabei de reler. Jogador Nº 1 me conquistou desde a primeira página.


No ano de 2044 o mundo está em crise: fome, falta de energia, guerras. Para fugir da realidade a maioria das pessoas usa o OASIS: um jogo de realidade virtual mundialmente famoso. Após a morte do grande James Halliday, criador do OASIS, é lançado um grande concurso (preparado pelo próprio Halliday antes de morrer): no jogo estão escondidas 3 chaves (de cobre, jade e cristal) que abrem 3 portões. A primeira pessoa a desvendar os desafios e passar pelos portões herdará toda a fortuna do grande geek. E para conseguir passar por todos os desafios é preciso estar antenado na cultura pop dos anos 80, década da adolescência de Halliday e pela qual ele era totalmente obcecado.

Eu pensava que era antissocial até conhecer o Wade Watts. Esse sim é um cara antissocial. Ele passa praticamente o tempo todo logado no OASIS e tem medo de enfrentar o mundo real, por isso dedica a maior parte do seu tempo a encontrar o easter-egg de Halliday. Ele e seu amigo Aech e milhões de pessoas no mundo.

O OASIS é um sonho! Imagina poder ser qualquer pessoa (ou monstro, ou mago, ou elfo, ou qualquer outro ser) sem que ninguém saiba a sua verdadeira identidade. Sem contar que é tudo super realista. Para acessar o OASIS é preciso usar, basicamente, um visor e luvas hápticas sem fio. Além desses simples controles ainda existem outras formas de acesso super high tech que o Wade usa ao longo do livro e que tornam a simulação ainda mais real. Eu definitivamente gostaria que existisse um jogo assim. É muito legal!

Mas voltando ao que interessa, a história. É muito bem construída e os personagens são ótimos. O livro é dividido em 3 'níveis'. No primeiro Wade fala bastante sobre a vida de Halliday e a criação do OASIS o que parece chato, mas não é. É escrito de tal forma que quase faz a gente acreditar que Halliday, a GSS (sua empresa) e o OASIS realmente existem.

A busca pelo easter-egg (como é chamado o grande prêmio) fica mais disputada a medida que a história vai se desenrolando e não e só com os outros 'caça-ovos' que Wade tem que se preocupar. Uma enorme organização chamada IOI também quer encontrar o prêmio e passar a cobrar taxas pelo acesso ao OASIS e tomar outras medidas que não agrada nem um pouco os usuários, o que faz todo caça-ovo odiar os Seis (os funcionários da IOI). E os Seis estão tão dispostos a ganhar que não se importam nem em cometer assassinato, o que torna a competição ainda mais perigosa para os caça-ovos que estão no topo do placar.

Ah! Não poderia deixar de falar da Art3mis. Uma caça-ovo que tem um blog famoso e por quem Wade tem uma quedinha desde sempre. Quando eles se conhecem Wade se apaixona, mesmo virtualmente, e Art3mis também, só que tem medo de admitir. Achei muito fofa a história deles.

Eu nunca estive por dentro da cultura pop dos anos 80, mas isso não me impediu de amar o livro. Mesmo assim algumas citações de músicas, bandas, filmes ou livros eu reconheci.

Eu super recomendo mesmo pra quem não entenda nada de vídeo games clássicos, músicas e filmes dos anos 80. A história e a aventura totalmente diferente é o que conta.

Alguém aí já leu ou pretende ler? Me contem nos comentários!

Até mais! (:

7 comentários:

  1. Quero ler esse '-' My God, tenho que possui-lo! 'o'

    ResponderExcluir
  2. Perturbadoramente parecido com a história de Sword Art Online.

    ResponderExcluir
  3. Preciso ler esse *-* só falta o tempo >.>

    ResponderExcluir
  4. Amo video games, e agr, é logico que fiquei louca por esse livro!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    Mari.
    http://www.quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho MUITA curiosidade em ler esse livro , essa história da caça ao prêmio me deixou curiosíssima pra ler o livro.E agora com você falando que ele é bom ... Me deixou mais curiosa ainda!!

    ResponderExcluir
  6. Me indicaram esse livro e lembrei que tinha resenha aqui no blog.
    Não deu outra: coloquei na lista de "vou ler"
    XD

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro, mas me chamou bastante atenção. Vou com certeza adicionar na minha lista!

    ResponderExcluir