20 maio 2013

Livro: Deslembrança

Título: Deslembrança
Original: Forgotten
Autora: Cat Patrick
Tradutora: Livia de Almeida
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Comprar: Livraria Cultura - FNAC - Saraiva - Siciliano - Americanas 
Sinopse: Em Deslembrança, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro à noite e dorme, cada mínimo detalhe do dia que passou desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade do que como uma limitação.
As coisas começam a se complicar com a chegada de um garoto novo no colégio, Luke Henry. Os dois se apaixonam e começam a namorar, mas misteriosamente London não consegue enxergá-lo no seu futuro. Dessa forma, todo dia é como se o conhecesse pela primeira vez. Quando conturbadas imagens de um funeral invadem sua mente, London percebe que é hora de começar a decifrar passado esquecido, para conseguir mudar o futuro que a assombra. Sem saber de quem é o funeral, ela vai acabar esbarrando em segredos da família que seriam melhor não serem revelados. 
Esse foi um livro que realmente me surpreendeu. Conheci ele lendo a resenha da Yasmin no blog Cultivando a Leitura e como a resenha foi muito positiva e eu me identifico bastante com o estilo dela resolvi ler. Aproveitei que o livro estava baratinho e comprei.

London é uma adolescente com um problema de memória: ela só se lembra do futuro. Toda madrugada às 4h33 ela esquece tudo que viveu naquele dia e para se lembrar ela escreve bilhetes pra ela mesma antes de dormir. Ela levava uma vida o mais normal possível com a sua melhor amiga Jamie e sua mãe sempre a ajudando. A vida dela começa a sair dos eixos quando aparece um garoto novo na escola, Luke Henry, um garoto lindo por quem London fica toda caidinha desde o início.

Grande parte do livro é mais o dia a dia de London, sua história com Luke e Jamie e só algumas coisinhas aqui e ali sobre a pesquisa que ela faz pra tentar encontrar o pai e descobrir por que ele a abandonou e por que sua mãe mentiu. Na verdade foi meio do nada que ela resolveu tentar descobrir sobre o pai dela.

Uma das coisas que achei mas fofas foi a London sempre se surpreender a cada dia que encontrava Luke, já que para ela era como se fosse a primeira vez. Todos os dias depois de acordar ela lia seus bilhetes que lhe contavam sobre seu namorado maravilhoso que tem a estranha mania de pintar orelhas, mas nada disso realmente a preparava e ela sempre se surpreendia com ele.

O livro é narrado em 1ª pessoa e a narração flui muito bem. O final não é aquilo que a gente pensa que será. Devido aos acontecimentos das últimas páginas imaginamos (ou pelo menos eu imaginei) um final bem diferente. Mas eu gostei, me surpreendeu.

Recomento muito o livro, principalmente pra quem gosta de romance.

Alguém aí já leu ou pretende ler? Comentem!

Até mais! (:



6 comentários:

  1. Depois dessa sinopse é difícil não querer ler...

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse livro em uma edição da Capricho e fiquei interessada e ao ler a sua resenha fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo! Pretendo comprar em breve. Você escreve muito bem!

    Se puder, dá uma olhada no meu blog! São pequenos textos que faço! Beijão.

    http://seusonhomeusonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro!É muito bom, mas acho que deveriam fazer a continuação :/

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo comprar *O* sua resenha ficou ótima, e estou super ansiosa para comprar o livro!!

    ResponderExcluir