03 maio 2013

Livro: As Crônicas de Nárnia

Título: As Crônicas de Nárnia
Original: The Chronicles of Narnia
Autor: C. S. Lewis
Tradutores: Paulo Mendes Campos e Silêda Steuernagel
Páginas: 752
Editora: WMF Martins Fontes
Comprar: Submarino
Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia. Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.
Há uns 2 anos comecei a ler As Crônicas de Nárnia. Li as 2 primeiras e empaquei na terceira. O livro tem 7 crônicas. Não sei porque não terminei. Talvez que porque na época não era tão ligada em livros como sou hoje. Bom, mês passado o livro estava com um preço ótimo no Submarino e aproveitei pra comprar. Valeu muito a pena. Apesar de ser um livro infantil ele não atrai a atenção somente de crianças, mas de pessoas de todas as idades.

Leia um pequeno resumo de cada crônica:


A primeira (O Sobrinho do Mago) conta as aventuras de Digory e Polly e como eles assistiram à criação do reino de Nárnia: um mundo completamente diferente do nosso com seres mitológicos (faunos, minotauros, anões, centauros) e animais e árvores falantes .

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa conta a história de 4 irmãos, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia que chegam a Nárnia através de um velho guarda-roupa e lá descobrem que estão destinados a serem reis e rainhas e libertar Nárnia do inverno eterno e da Feiticeira Branca.

O Cavalo e seu Menino conta como Shasta (um escravo do reino da Calormânia) junto com o cavalo falante Bri fugiram para Nárnia. Participam também da fuga a garota Aravis e sua égua falante Huin.

Em Príncipe Caspian Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia retornam a Nárnia e descobrem que já se passaram séculos desde que reinaram e eles precisam ajudar os antigos narnianos e o Príncipe Caspian a libertar Nárnia do poder dos Telmarinos.

Somente Lúcia e Edmundo retornam (acompanhados do primo Eustáquio) em A Viagem do Peregrino da Alvorada, onde navegam com o, agora rei, Caspian até o Fim do Mundo passando por diversas aventuras e seres míticos.

Em A Cadeira de Prata 70 anos se passaram quando Eustáquio e Jill vão a Nárnia para ajudar a procurar o filho perdido de Caspian, o príncipe desaparecido Rilian.

A Última Batalha conclui o livro com os personagens Digory, Polly, Pedro, Edmundo, Lúcia, Eustáquio e Jill de volta a Nárnia. Susana não volta pois deixou de acreditar que Nárnia existia.

Cada uma das crônicas tem personagens e batalhas diferentes e o leão Aslam aparece em todas elas. As minhas preferidas foram A Viagem do Peregrino da Alvorada e O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa.

As Crônicas de Nárnia foi um dos livros mais bonitos que já li. Sim, bonito. Esse não é só um livro de ficção com batalhas épicas mas sim uma lição para nossas vidas. Através de um mundo diferente do nosso C. S. Lewis relembra lições e situações que já foram ensinadas.

Quem já leu com certeza percebeu a relação entre o senhor de Nárnia, Aslam e Deus. A figura do leão representa Deus perfeitamente: forte, poderoso, majestoso. Mas, como é falado muitas vezes no livro, Aslam não é somente temido, ele também é amado por aqueles que creem nele. Além disso várias situações bíblicas são reconhecidas no livro como a morte de Jesus, o perdão de um pecador, a crença inabalável em Deus, o "ver pra crer" e outras.

O livro é em 3ª pessoa e apesar de acontecer batalhas, elas não são narradas tão intensamente.

Recomendo o livro a todos. Ah! E lembrando que existem os filmes: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, Príncipe Caspian A Viagem do Peregrino da Alvorada.

E vocês, já leram A Crônicas de Nárnia? Me contem o que acharam nos comentários!

Até mais (:

15 comentários:

  1. Também empaquei na terceira crônica (triste),mas eu pulei ela e terminei o livro,aí depois voltei nela,e hoje em dia é minha crônica favorita (E quem um dia irá dizer,que existe razão para as coisas feitas pelo coração?)

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempo q eu comecei a ler mas eu vivo parando e voltando a ler. Minha história preferida até agora é o "Sobrinho do Mago", e eu to no livro "Príncipe Caspian".

    ResponderExcluir
  3. Já li e tenho o livro. Muito legal como o cristão C. S. Lewis transmite o amor que Jesus passou na cruz, através de Aslan, principalmente em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa". Aslan deu a sua vida por alguém que o traiu. Depois ele ressuscitou, através de uma magia que a Feiticeira (O diabo) não conhecia. Me diga se isso não é ultra bíblico? Muito maneiro. Minhas histórias favoritas foram O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e O Sobrinho do Mago.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu emprestei de um colega e li nas férias , agora comprei o da Submarino (o preço tá ótiimo!)E agora estou no Cavalo e seu menino

    ResponderExcluir
  5. Zoey vc chegou a ler um livro chamado Incarceron ??!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpe pela demora pra responder. É que o blog estava com problemas pra responder comentários.

      Respondendo à sua pergunta: não li Incarceron, mas acho que já li resenhas desse livro mas nem me lembro sobre o que é a história...

      Excluir
  6. Eu só consegui ler o primeiro, mas sempre dizem pra eu continuar. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  7. Li todo o livro. Super recomendo. Não gosto muito do filme porque não consegue passar o que o livro passa. Em um certo ponto de vista, o livro pode ser considerado religioso insinuando partes da bíblia. Achei muito legal mesmo. Tenho um blog que se chama Anéis Amarelos, quem leu sabe o porque deste nome (me segue lá). Curiosidade: Lewis era melhor amigo de Tolkien (Criador de Senhor dos Anéis), e não é coincidência a parte que fala dos anéis. http://aneisamarelos.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, e olha que quando falam sobre meu livro favorito, sou muito exigente com a qualidade do que foi dito. ^-^

    ResponderExcluir
  9. Também demorei bastante pra terminar todas as crônicas. O livro volume único de "As Crõnicas de Nárnia" foi um dos primeiros que eu li (apesar de ter demorado). As minhas preferidas são "O Sobrinho do Mago", "O Cavalo e Seu Menino" e "A Última Batalha".

    Kisses,
    Hannah - http://meu-mundo-hm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo o livro é to na segunda crônica: "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" o livro é realmente bom, tem historias fascinante que quando para de ler fica com vontade de "quero mais"...

    ResponderExcluir
  11. Adoro "As crônicas de Nárnia" desde sempre rsrsrs.
    Recomendo.

    ResponderExcluir
  12. Noossa, esse livro é lindo, muito mais do que contos para crianças. Eu li, assisti mil vezes e pretendo ler de novo! Recomendo a todos que ainda não leram, ou leram só algumas crônicas.

    ResponderExcluir
  13. O meu preferido sempre vai ser "A viagem do Peregrino da Alvorada", tanto o filme, quanto o livro, pois achei o mais perfeito!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com todos os pontos colocados na sua resenha, quando descreve o Leão e sobre a narração. Confesso que não terminei o livro, achei a leitura cansativa, apesar de ser muito interessante. Conheço a história pelos filmes e as coisas que leia na internet.

    ResponderExcluir